segunda-feira, 11 de setembro de 2017

América Footbal Club: Futebol, futsal e o inicio do esporte da bola pesada no Ceará


       Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.

       Quem já acompanhou os primeiros episódios de nosso podcast, soube que o América Football Club foi campeão estadual de futebol de campo em 1935 e 1966, para quem não sabia, o mesmo América também foi campeão cearense no futsal. Hoje vamos contar essa história e mais tudo sobre alvirubro cearense.
       O mecão foi fundado em 11 de novembro de 1920, tem como a Águia seu mascote. Já até tínhamos citado aqui que o América foi fundado como uma dissidência do Ceará Sporting Club. Foi numa reunião na Casa Juvenal de Pompeu Magalhães que por unanimidade, a saída da equipe infanto-juvenil do alvinegro de Porangabussu e formando uma nova equipe.  Fizeram parte desse grupo fundador Acrísio Faria de Miranda, Aluísio Gondim Ribeiro, Aníbal Câmara Bonfim, Dagoberto Rodrigues, Antônio Benício Girão, Miguel Aguiar Picanço Filho e Crisanto Moreira da Rocha.
            Ainda durante a história do mequinha estiveram como diretores, José Lino da Silveira, Aécio de Borba e Alberto Damasceno. Hoje o presidente é Cleston Sousa Santos e o clube está na terceira divisão do futebol profissional.
            Inaugurado em 1944, o Estádio Américo Picanço foi sede do Campeonato Cearense de 1945 a 1951, no ano de 2014, foi reformado e entregue pela prefeitura municipal de Fortaleza.
            Um grande jogador Canhotinho ídolo do São Paulo e seleção foi lateral esquerdo e atuou na equipe cearense como lateral esquerdo, sendo inclusive elogiado por Pelé.
            Com o advento das sedes sociais dos clubes nos anos 60, o América, que tinha uma sede desse estilo na Avenida Dom Manuel com muita movimentação da juventude da época. Aécio de Borba e seu irmão José Borba estavam no comando, ao lado de José Lino da Silveira, Livio Amaro e Marcílio Browne. Época de títulos em campo e em quadra e artilharia do estadual de futebol em 1965 com Fernando Carlos com 18 gols e 1967, com Wilson com 12 gols.
            O América caiu para Série B cearense em 1997 e depois para a Série C, onde seria campeão em 2013, com o presidente Jean Paolo Damasceno. Quando esse título veio o clube fez uma parceria com a Farmácia Pague Menos, onde utilizou a sede da Grupo no bairro Jacarecanga, denominado Grêmio Recreativo Pague Menos. O último grande lance do clube foi a contratação de Mário Jardel, que acabou não dando muito certo.
            Entre os principais títulos estão o torneio início do Ceará: que venceu seis vezes: 1924, 1950, 1956, 1957, 1963 e 1970). Campeonato Cearense Aspirante: 1937, 1939 e 1948 e a Taça Brasil Norte em 1967, ficando em segundo lugar no Norte e Nordeste perdendo a final para o Naútico de Recife.
            Os destaques dentro de campo na história do clube foram; Geroldo, que chegou a jogar no Sport de Recife e seleção brasileira, Mundico, Wilson,  Zeca Alencar, que chegou ao Palmeiras e seleção, Mozarzinho, Pinha, entre outros. Eu me lembrou do ataque Fuscão e Fusquinha década de 1990, que eu vi jogar, e era tempos que o mequinha levava goleadas de Ceará e Fortaleza.
            Futsal
            Voltando a falar de futsal, foi um diretor do América, Lívio Correia Amaro, que depois de uma viagem ao Rio de Janeiro trouxe o futsal para a sua sede, na Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema. Foi também por intermédio do América, no caso por meio do seu advogado que foi redigido um estatuto e fundado a Federação Cearense de Futebol de Salão, em 1956.
Aécio de Borba

                       Como falamos na edição anterior do FutCearaCast, o Sumov foi o maior campeão cearense de futsal com 22 títulos, mas o América mesmo sem disputar desde 1969 é o segundo maior campeão da categoria, com oito títulos, 1957, 1958, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968 e 1969.
            Outras modalidades
            Entre outros esportes que o clube se destacou temos, o basquetebol, que foi pentacampeão entre 1962 a 1967, com os destaques para o irmão Chico Barbosa, Keké e Zé Flávio. Ainda venceu no voleibol 1965, 1966 e 1967.
            Narração e edição: Carlinhos Alves, agradecimento a sua audiência e sua sintonia, abraço.
           
           
Fonte:
            Campeões de futebol: http://www.campeoesdofutebol.com.br/taca_brasilzn.html












Postar um comentário