quarta-feira, 12 de julho de 2017

Caminhos Marginais: episódio 4: O Literato



                
            Bom dia, Boa tarde, Boa Noite, meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza, com mais uma edição do podcast, O Literato, com resenhas de livros, comentários sobre filmes e séries baseados em literatura escrita, além de entrevistas, de memórias culturais e histórias de músicas e poesias que marcaram todas as épocas.

            No 4° podcast, vamos falar sobre o livro: Caminhos Marginais, um Romance de Carlinhos Alves, escrito em 2003 e editado e publicado na internet pela primeira vez em 2016, no site Clube de Autores, hoje se encontra também no site da Amazon em português e uma versão em inglês.
            São algumas edições diferentes, depende da plataforma em que se encontra, ele tem oito capítulos, no site da Amazon Kindle, são 174 páginas, no site do Clube de Autores são 208 páginas.
            Independente do formato, o conteúdo é o mesmo, conta a estória de Rafael Medeiros, como próprio título diz, ele se sente marginalizado da sociedade, sua trajetória é de um ser humano atormentando pela infância cheia de problemas, uma adolescência conturbada, uma vida cheia de percalços e como ele lida com tudo isso.
            Não se encaixar, não se sentir pertencente ao mundo, não querer seguir a lógica da vida, essas são a principais lições que o livro tenta passar.
            O autor, Carlinhos Alves, sou eu, nasci em Fortaleza, no Ceará, em 27 de julho de 1979. Formei-me em Jornalismo na Fanor em 2015, sou escritor desde cedo. Sempre gostei muito de escrever. Antes escrevia em meu caderno e me comunicava por cartas com as pessoas que eu mais gostava como meu irmão Neto Alves e algumas paqueras. Em 2003 em 13 dias escrevi o livro Caminhos Marginais em um caderno que ainda guardo, mas somente 13 anos depois a ideia saiu do papel e virou livro.
            Desde 2001, mais ou menos, eu comecei a participar de um fórum de debates do site do O Povo, depois criei meu blog no UOL, depois no Globo.com, por último no Blogger que comecei a escrever em 2007 e até 2016, escrevi crônicas, poesias, contos, reportagens, textos opinativos e muitos mais, também alguns textos meus estavam no site Recanto das Letras e resolvi reunir nove anos de textos da internet e criei um Livro Linguarudos, que hoje está disponível no site Clube de Autores, ISSUU e Recanto das Letras.
            Tive atuação política de esquerda, mas nunca fui adiante, acabei deixando a participação política, mas hoje ainda debato bastante na internet, sobre os acontecimentos que nos cercam.
            Criei há poucos meses o podcast: FutCearaCast que semanalmente trás um pouco da história do futebol cearense, áudio e texto.
            Quando escrevi a estória para participar de um concurso literário não imaginava que, 14 anos depois ainda estaria na busca por publicar ele em versão impressa em alguma editora nacional. Apesar de ter essas plataformas online, que ajudam a difundir o nome, receio que não é o bastante para que o trabalho seja reconhecido. Criei campanhas no Kinckante e mais recentemente no Catarse pedindo ajuda para realizar esse sonho de escritor.
            Vou deixar abaixo deste texto, links, para você poder comprar o livro, participar da campanha de financiamento coletivo desta obra.
            Muitos de nós se identificamos com estórias tristes, mas acreditamos que podemos nos superar e descobrir um novo caminho, essa estória de Rafael Medeiros fala disso superação, não temer e não desistir.
            Agradecimentos a toda audiência deste podcast. Edição e narração Carlinhos Alves, na busca por desbravar o mundo imaginário, às vezes real e duro e às vezes poético e belo, abraço e até uma próxima vez.
           

            
Postar um comentário