sábado, 17 de junho de 2017

Clássico Rei: O maior derby do futebol cearense


Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos contar a história do Clássico Rei até 2017.
       O último jogo entre Ceará e Fortaleza, foi no dia 22 de janeiro de 2017, na Arena Castelão com 23 mil pessoas e o leão venceu com gol de Gabriel Pereira.
            Já a primeira partida entre os dois maiores adversários do futebol cearense, ocorreu no dia17 de dezembro de 1918, pela antiga Liga Metropolitana Cearense de Futebol e o vozão venceu o Leão por 2 x 0.
            Divididos entre partidas oficiais e amistosas, o Clássico Rei, o derby cearense tem 189 vitórias alvinegras, 171 vitórias do tricolor do Pici e 199 empates, com 767 gols do Ceará e 732 gols do Fortaleza em 559 partidas.
            As partidas oficiais entre Fortaleza e Ceará foram 481, com 157 vitórias do vovô e 148 vitórias do Leão, com 176 empates. Esses jogos foram por torneios nacionais, regionais e estaduais.

            Já os amistosos entre os rivais se deu até a década de 1990 com bastante intensidade como forma de manter as equipes em atividade, porém depois com o calendário brasileiro sempre intenso as partidas foram diminuindo. Foram 78 partidas, Ceará venceu 32, Fortaleza        23, 23 empates, gols do Ceará foram 141 e do Fortaleza 127.
            O Leão só venceu o Vozão em 1922 no quarto confronto e venceu bem por 6 x 3. A maior goleada do Clássico Rei veio em 1927, Fortaleza ganhou por 8 x 0 do Ceará. Em 1955 o Ceará deu o troco e venceu por 7 x 0, em amistoso.
            O Ceará detém o maior número de vitórias seguidas, sete, por duas vezes, em 1951 e 1952 e 1993. O Fortaleza também venceu sete partidas seguidas por duas vezes, entre 1936 e 1938.
            O Clássico Rei decidiu 31 vezes o Campeonato Cearense, 16 disputas ganhas pelo Leão e 15 ganhas pelo Vozão, até 2015.
            Olha! Essa pesquisa 90 % estou vendo no Wikipédia, aqui no FutCearaCast já passamos algumas edições falando sobre esse confronto de acordo com o tema, que falamos, o Tetra do Leão, os Tetras do vozão, jogos de Série A, entre os dois clubes. Se você quiser ouvir esses podcasts, volte nesses programas anteriores que tem narração de gols.
            O Fortaleza foi o que mais permaneceu invicto sem perder Clássico Rei na disputa entre, 17 de julho de 1999 e 8 de julho 2001, com doze vitórias leoninas contra quatro empates.
            Considerando todos os jogos oficiais e amistosos, essa invencibilidade muda de lado e vai para Porangabussu, 16 de outubro de 1949 a 18 de abril de 1953. O Ceará venceu trezes partidas e empatou quatro.
            O maior público pagante foi de 60.363 pessoas em um Clássico Rei de 1991.
            Acessando os arquivos da Verdinha vamos recordar de alguns jogos, por meio de gols narrados pela rádio. Era 2006, o Fortaleza vinha de participação na Série A, uma equipe que contava com Galeano, Preto Casagrande e Finazzi, na fase classificatória tinha goleado o Ceará, por 6 x 3 e 4 x 0. Na final o Ceará venceu as duas partidas por 1 x 0, o time era treinado por Zé Teodoro, gol de Vinicius no segundo jogo.
         Em 2012, o Ceará tinha caído da Série A, era favorito diante do Fortaleza comandado por Nedo Xavier, mas o Leão ganhou a primeira no PV com gol de falta. No segundo jogo decisivo, o gol de foi de cabeça do zagueiro Erivelton.
            Já em 2015, na Arena Castelão, com 30 mil pessoas, o Leão venceu com gol de Maranhão ex-Ceará, que quebrou o tabu de 13 jogos sem vencer o rival.
            O Fortaleza tinha perdido a primeira partida para o Ceará, gol de Willian e Nedo Xavier foi demitido, no seu lugar veio Marcelo Chamusca e o tricolor do Pici venceu de virada o Vozão. Daniel Sobralense foi que fez o gol de empate.

            Esse ano o Ceará tinha sido campeão da Copa do Nordeste, podcast que você ouve aqui no FutCearaCast está em um dos programas anteriores (https://futcearacast.podbean.com/e/ceara-campeao-da-copa-do-nodeste-2015/) e estava o Leão jogando por um empate e começou vencendo, mas nos últimos quinze minutos ouve a virada alvinegra e Cassiano que havia saído do banco de reservas fez o gol do empate, que deu o título ao tricolor do Pici.
            Realmente esse Clássico Rei foi espetacular, eu estava no Mercantil do Montese, com a namorada, acho meu pai e alguns irmãos fazendo compras, mas sem ligar muito para esse jogo e quando eu parei diante de uma tela que estava a venda e passava a partida, vi o gol do Leão, depois a virada histórica alvinegra a espera do penta, mas o Fortaleza fez esse gol no apagar das luzes, mostra como o Clássico Rei é espetacular, brigas as parte, era um derby dos mais disputados.


            Narração e edição: Carlinhos Alves, agradecimento a sua audiência e sua sintonia, abraço
           
           
Fonte:
            Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1ssico-Rei
           








           
           















Postar um comentário