sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ceará Sporting Club: Tetra do Campeonato Cearense (1996-1999)


Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos contar a história do terceiro Tetra do alvinegro de Porangabussu, que ocorreu de 1996 a 1999
       Era 20 de janeiro de 1996, duas jovens da cidade de Varginha (MG) relatam terem visto um extraterrestre, o caso ficou conhecido como o E.T de Varginha. O tempo era do programa do Gugu Liberato do SBT e nele ficávamos informados sobre tudo, inclusive sobre a morte dos Mamonas Assassinas em acidente aéreo na Serra da Cantareira, no dia 02 de março.

            Com 16 participantes, o Campeonato Cearense de 1996, teve como artilheiro Pintinho com 22 gols. O Ceará Sporting Club estrearia no dia 11 de fevereiro, e aplicou uma goleada por 6 x 2 diante do América. Também venceu o Calouros do Ar, por 7 x 0. Eram quatro grupos de quatro participantes, cada um. O vozão venceu o primeiro turno nos pênaltis em cima do Fortaleza. No segundo turno, o vovô também venceu, a final por 2 x 1 contra o Itapipoca, os principais triunfos alvinegros foram sobre o Esporte, por 4 x 1, 5 x 0 América e 3 x 0, Guarany de Sobral.
            No terceiro turno, o Ferroviário venceu por 3 x 1, o Quixadá na final e se credenciou a pegar o Ceará na final do campeonato.
            No dia 04 de agosto, o Ceará perdeu de 1 x 0 para o Ferroviário, depois houve empate na segunda partida por 0 x 0, na partida final, no dia 18 de agosto, o alvinegro de Porangabussu venceu por 2 x 1, a equipe campeã foi formada por Ivanoé, Jaime, Pintinho, Rômulo, Airton, Damião, Luciano,Aldemir e Chico. Ronaldo Salviano, Sérgio Alves, Stênio, Márcio Alan, Solimar, Claudemir e Betinho.

            Ano de 1997, foi marcado pela música, com É o Tchan, e seus sucessos, “Bambolê”, “Ralando o Tchan”, Só Para Contrariar (SPC) e os htis “Mineirinho” e “Depois do Prazer”. Outro sucesso que estorou foi Charles Brown Jr. Quer Mais? Então vamos lá, foi também o lançamento do Acústico MTV do Titãs, com clássicos como “Marvin” e “Flores” e por aí vai, com Hanson e Spice Girls.

            O Campeonato Cearense de 1997 teve o Sandro Gaúcho como artilheiro com 39 gols. O torneio foi dividido em dois turnos, no primeiro o Fortaleza, foi campeão pela melhor campanha no quadrangular final. Entre os principais êxitos do Ceará foi 6 x 0 sobre Guarani de Juazeiro e 3 x 0 sobre o Uruburetama e 6 x 0, sobre o Iguatu.
            No segundo, o Ceará foi campeão quando venceu por 1 x 0, o Icasa. Na final contra o Fortaleza foram dois empates, 0x 0, 2 x 2 e o vozão venceu por 1 x 0 na prorrogação. A formação alvinegra era composta por Marcos, Jaime, Airton, Mário César e Reginaldo, Fernando César, Gilberto Gaúcho (Adenilton), Bechara e Dema; Márcio Alan (Batistinha) (Nildo) e Stênio, técnico Marcelo Vilar.
            Em 1998, ano que a França derrotou o Brasil na final da Copa do Mundo por 3 x 0, foi também o ano da criação da Lei Pelé, que estabelecia novas regras para o futebol. Em 04 de outubro FHC foi reeleito presidente, depois da polêmica história da compra de votos da emenda de reeleição.
            Com 10 equipes o Campeonato Cearense, teve Rômulo como artilheiro, com 15 gols. No primeiro turno o Ceará venceu nos pênaltis o Ferroviário. Entre as principais vitórias se destacam, o 4 x 0 sobre o Tiradentes e 5 x 0 no Calouros do Ar.
            No segundo turno, o Ferroviário foi campeão, em cima do Ceará na prorrogação, apesar da derrota o vozão venceu 6 x 3, o Guarany de Sobral. Nas finais do campeonato, depois de vencer, o Ferroviário por 4 x 0, no primeiro jogo, perdeu o segundo por 2 x 1, e na prorrogação venceu por 1 x 0, se tornando tricampeão.
            Em 1999, é aberto o impeachment de Bill Clinton, nos EUA. No Brasil, o filme Central do Brasil de Walter Salles vence o Globo de Ouro, como melhor filme estrangeiro. Francisco de Assis Pereira, conhecido como “Maníaco do Parque” é condenado há 121 anos, pela morte dez mulheres em São Paulo.
            Com 10 equipes e Eron com 24 gols como artilheiro, o Campeonato Cearense de 1999, teve três turnos. No primeiro turno o vozão venceu o leão na final nos pênaltis por 3 x 2. As principais vitórias foram 3 x 1 sobre o Uniclinic e 2 x 0 em cima do Tiradentes. No segundo turno, Juazeiro foi campeão em cima do Ceará. As vitórias alvinegras foram 4 x 1 diante do Uruburetama e 2 x 0 sobre o Fortaleza. No terceiro turno, o vozão ganhou em cima do Leão, mas levou uma goleada de 7 x 2. Os destaques do Ceará foram, 4 x 2 contra o Quixadá, 5 x 2, em cima do Itapipoca, 4 x 0 contra o Esporte e 5 x 0 diante do Juazeiro.
            Na final do campeonato, no dia 21 de julho, contra o Juazeiro, o 0 x 0 deu o Tetra ao Ceará Sporting Club.
            Naquela decisão, o vozão contou com Jéferson, Erivelton, Alexandre Dorta, João Marcelo, Airton, Adãozinho, Sandro Sotily, Júnior Amorim, Gilmar, Jaime e Paulo César.
            Narração e edição: Carlinhos Alves, agradecimento a sua audiência e sua sintonia, abraço
           
            Fonte:

            Site do Vozão: https://cearascpedia.wordpress.com/campeoes-pelo-vozao/












           
           















Postar um comentário