Páginas

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Iarley: andarilho bi-campeão do futebol mundial de clubes


Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos falar sobre a carreira de Iarley

       No dia 24 de abril de 2003, diante de 40 mil pessoas presentes em La Bombonera, o gol de Iarley daria a vitória do Paysandu por 1 x 0 diante do Boca Juniores pela Libertadores. A equipe argentina contava com jogadores como Ibarra, Burdisso e Carlito Tevez.

            Pedro Iarley Lima Dantas nascia em 29 de março de 1974, em Quixeramobim, sertão central do Ceará. Daquele lugar sairia para jogar as categorias de base do Ferroviário, ainda uma temporada em 1995 pelo Quixadá e foi depois para o Real Madrid (B), onde ficou durante duas temporadas.
            Jogou pelo Celta B e pelo Melilla, antes de retornar ao Brasil em 2000 para atuar pelo Uniclinic. Até ser contratado pelo seu time de coração, o Ceará Sporting Club, em 2001, quando formou um ataque forte com Sérgio Alves e Mota e no ano seguinte seria campeão do Campeonato Cearense.
            Mas foi no Paysandu na Copa Libertadores de 2003, que despontou para o futebol, quando fez gol no Boca e depois fora contratado pela equipe argentina, onde disputaria duas temporadas, sendo inclusive campeão do Mundial de Clubes de 2003.
            Com diversas contusões, o Boca Juniores vendeu Iarley ao Dorados do México, onde ele fez cinco gols, no mesmo ano de 2005, depois foi contratado pelo Internacional, onde passaria três temporadas e conquistaria mais um Mundial de Clubes.

            No Goiás Iarley atuou duas vezes em 2008 e depois em 2011, quando jogou mais de 100 jogos com a camisa do time alviverde. Na primeira passagem foi, campeão goiano em 2009, sendo artilheiro pelo Goiás com 12 gols. E foi campeão da Série B em 2011, marcando o gol do título.

                      Em 2010 com a camisa do Corinthians Iarley joga mais uma Libertadores.

          
            Em 2011, Iarley voltaria ao Ceará Sporting Club, para ser campeão cearense e disputar alguns jogos pela Série A pela equipe alvinegra.
          

            Em 2013 Iarley voltou ainda para o Paysandu, mas acabou não tendo mesmo sucesso de outras épocas e veio ao Ferroviário onde acabou rebaixado no Campeonato Cearense e em 2014 se aposentou dos gramados.  Foi contratado pelo Internacional em 2016 para dirigir as categorias de base.
            O jogador que passou ainda pela seleção brasileira, convocado por Dunga, mas não chegou a jogar, tem entre os principais títulos Campeão Paraense 2013, Taça Libertadores de 2006 e Campeonato Gaúcho de 2008.
           
            Narração e edição: Carlinhos Alves, agradecimento a sua audiência e sua sintonia, abraço
           
            Fonte:
           

            Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iarley















Postar um comentário