sexta-feira, 28 de abril de 2017

Fortaleza Esporte Clube: Tetra Campeão cearense (2007-2010)


Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos falar sobre Tetra campeonato cearense do Leão do Pici (2007-2010)
       Durante muitos anos os tricolores foram atormentados pelas gozações do maior rival que se vangloriava de ser o único Tetra cearense e depois o penta campeão cearense. Mas os anos seguintes, vou narrar aqui, mudaram um pouco essa história, tudo começou em 2007.

            O Campeonato Cearense de 2007 contou com dez participantes e se realizou do dia 13 de janeiro a seis de maio, foram 96 gols em 29 partidas. Carlos Alberto (MAR) e Rinaldo (FOR) foram os artilheiros da competição, com 14 gols cada um. Na primeira fase o Leão terminou em primeiro lugar com 38 pontos, a frente de Icasa e Ceará e Itapipoca.
            Entre as principais vitórias tricolores se destacam, o 4 x 0, sobre o Ferroviário, no dia 28 de janeiro e 5 x 0 sobre o Itapajé, no dia 11 de março.
            Nas semifinais, o Fortaleza na prorrogação venceu o Itaipoca por 1 x 0, depois de dois jogos e dois empates de 0 x 0. Na final o Leão enfrentaria o Icasa, que venceu, o Ceará por 3 x 2 e empatou 2 x 2, eliminando o alvinegro de Porangabussu.
            Depois de um 2 x 2 na primeira partida, o jogo final, no dia 06/05/2007, o Fortaleza venceu o Icasa por 1 x 0, gol de Rinaldo.
            Em 2008, Esquerdinha do Boa Viagem e Paulo Isidoro do Fortaleza foram os artilheiros com 14 gols cada um. Competição começou no dia 05 de janeiro e terminou 04 de maio de 2008.

            O engraçado é que na primeira fase, o Leão terminou a primeira fase, do primeiro turno somente em 4° lugar, atrás de Horizonte, Icasa e Ceará. Entre as vitórias mais importantes dessa faze inicial, destaca-se, o 4 x 1 sobre o Itapipoca, no dia 16 de janeiro e 4 x 0, sobre o Horizonte, no dia 02 de fevereiro. Mas acabou vencendo o turno em cima do Icasa.
            Já no segundo turno, o Fortaleza repetiu o resultado e ficou em quarto lugar, atrás de Ferroviário, Horizonte e Ceará. Entre os destaques desta fase, a vitória sobre o Ceará 3 x 1, no dia 08 de março e 5 x 1 no Quixadá no dia 15 de março. O Fortaleza também ganhou o segundo turno e foi decidir a competição novamente com o Icasa.
            Na primeira partida, no dia 01 de maio, no Romeirão vitória tricolor, 2 x 0, gols Osvaldo e Paulo Isidoro. Na partida decisiva, o Leão venceu por 4 x 2. A equipe naquela ocasião era formada por Tiago Cardoso, Vitor, Juninho e Preto, Simão, Dude (Leandro), Erandir, Paulo Isidoro e Márcio Azevedo (Guto), Rômulo e Talison (Osvaldo). Na classificação final, o Fortaleza terminou com 51 pontos, com 14 vitórias, nove empates e cinco derrotas.
         
            Mais uma vez o artilheiro da competição foi do tricolor, Marcelo Nicácio, com 13 gols em 2009. O Campeonato Cearense começou em 10 de janeiro e terminou no dia 03 de maio.
            No primeiro turno, chamado de Taça Estado do Ceará, na primeira fase o tricolor ficou em quarto, atrás de Ceará, Ferroviário e Maranguape, com destaques paras a vitórias de 4 x 1 sobre o Itapipoca, no dia 10 de janeiro e 4 x 0 sobre o Quixadá, no dia 04 de fevereiro. O Ceará acabaria vencendo esse turno.
            Na Taça Cidade de Fortaleza (segundo turno), o Fortaleza terminou em primeiro lugar na primeira fase, a frente Guarany de Sobral, Ferroviário e Boa Viagem.
            Principais destaques para 4 x 2 em cima do Icasa, no dia 11 de março e o mesmo placar venceu o Itapipoca, no dia 28 de março. O turno que acabou ganhando em cima do Guarany de Sobral, com 4 x 1 em Sobral e empate em casa.
            A final daquele ano seria decidida em Clássico Rei. A primeira partida aconteceu, no dia 26 de abril e o Leão venceu por 2 x 1 seu maior rival, o técnico do Fortaleza era Mirandinha.

            Na segunda partida o placar de 1 x 1, gol Marcelo Nicácio para o Leão, que estava escalado com Douglas, Gilmak, Silvio, Edson, Bismarck, Coutinho, (Álvaro), Eusébio, Cleisson, Guto, Wanderley (Sidnei) e Marcelo Nicácio (Luis Carlos).  O Leão terminou aquela competição com 49 pontos, 14 vitórias, sete empates e cinco derrotas, marcando 54 gols.
            
            Com 12 equipes, o Campeonato Cearense de 2010 começou no dia 09 de janeiro e terminou no dia 02 de maio. Junior Cearense do Horizonte com 12 gol foi o artilheiro do torneio.
            Homenageando os anos anteriores, o Fortaleza terminou o primeiro turno em quarto lugar, atrás de Ferroviário, Guarany de Sobral e Horizonte, mas acabou se recuperando e vencendo o turno em cima do time sobralense. Destaque para as vitórias de 4 x 1 no Quixadá e 4 x 0, no Itapipoca, como nos anos anteriores.
            No segundo turno, o tricolor do Pici, nem passou da primeira fase e terminou em sexto lugar, atrás de Ceará, Guarany de Sobral, Horizonte, Crato e Ferroviário, mas se destacou pela vitória em cima do Crato 3 x 1 e 4 x 0 em cima do Boa Viagem. O campeão deste turno foi o Ceará que venceu o Guarany de Sobral por 1 x 0 e conquistou o direito de disputar a final.

            No dia 25 de abril, o Fortaleza venceu o Ceará por 1 x 0 e perdeu no dia 02 de maio por  2 x 1, levando a decisão para os pênaltis. A formação do Fortaleza era de Fabiano, Peter, Leomar, André Turato, Guto, Gilmak, Coquinho, Paulo Isidoro, Bismark (Tatu), Eusébio (Alex Gaibu) e Betinho (Bruno).
                                    Foi fenomenal essa conquista tricolor
           
            Narração e edição: Carlinhos Alves, agradecimento a sua audiência e sua sintonia.
           
            Fonte:
            Bola na aérea: http://www.bolanaarea.com/estaduais_ce_2008.htm







Postar um comentário