sábado, 8 de abril de 2017

Ceará Sporting Club: Série A (2010-2011)



Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos falar sobre a participação do Vozão na Série A de 2010 e 2011
       Em 31 de outubro de 2010 a então candidata Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidenta do Brasil, derrotando o candidato tucano José Serra. Foram 55 milhões de voto para a petista, contra 43 milhões do adversário. Alguns meses antes, Bruno, então goleiro do Flamengo, é preso, no dia 07 de julho de 2010, como o principal suspeito da morte de Elisa Samúdio.
            O ano também aconteceu na África do Sul, a décima nona edição da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, com 32 participantes e o título ficando com a Espanha. O Brasil foi eliminado nas quartas de finais, no dia 02 de julho, perdendo de virada de 2 x 1 para a Holanda, no estádio Nelson Mandela Bay.
            O Campeonato Brasileiro de 2010 teve 20 equipes, Jonas, do Grêmio foi o artilheiro com 23 gols, o Fluminense, foi o campeão, com 71 pontos, 20 vitórias, 11 empates e sete derrotas.
            O interessante é que o vozão derrotou o campeão, na primeira rodada, logo de cara, 1 x 0, gol de Geraldo de pênalti, no dia 09/05/2010. Até a sétima rodada, aliás, o Ceará ficou invicto e chegou a dividir a liderança, com o Corinthians, quando houve a paralisação para o Mundial de futebol. Foi o empate com o Santos fora de casa, 1 x 1, depois, uma resultado positivo contra o Vitória em casa, empatou contra o Goiás, venceu o Cruzeiro 1 x 0 e o Avaí, por 2 x 0 e o Atlético (MG) por 1 x 0.

            Contestado pela torcida e pela imprensa cearense, Washington fez o gol alvinegro, a equipe que ainda era dirigida por PC Gusmão, tinha como formação naquele dia Diego, Fabrício, Anderson, Oziel, Ernandes, Geraldo, depois Erick Flores, Careca, João Marcos, Michel, Lopes, Misael e Tony.
           
            Depois desse jogo na volta já sobre o comando de Estevão Soares, o time amargou sequencias de empates e derrotas, até que o empate com o Atlético (GO) em casa em 0 x 0 levou a diretoria alvinegra a substituir o comando técnico e trouxe o Mário Sérgio com suas declarações polemicas, a equipe cearense até venceu o Grêmio em casa em uma partida emocionante por 2 x 1, mas depois a sequencia de maus resultados, assumiu Dimas Filgueiras, com a missão de evitar o rebaixamento.
            Mas depois de começar com derrota de 5 x 0 para o Avaí, o “soldado alvinegro” engatou bom jogos, entre eles a vitória por 2 x 0 diante do São Paulo. Gols de Magno Alves e Diego Sacoman. A formação alvinegra entrou em campo, com Michel Alves, Fabrício, Diego Sacoman, Anderson, Vicente, Boiadeiro, João Marcos, Geraldo, Careca, Michel, Washington, Misael, Magno Alves, depois Javier Reina.
            A equipe cearense acabou terminando a competição em 12 ° lugar, com 47 pontos, 10 vitórias, 17 empates e 11 derrotas e a vaga na Copa Sulamericana.
            A 55° edição do Brasileirão em 2011, contou com 20 equipes e o campeão foi o Corinthians, numa média 2,68 gols por partida, o artilheiro foi Borges com 23 gols. O time paulista, foi vencedor da competição com 71 pontos, 21 vitórias, oito empates e nove derrotas.
            O Ceará naquele ano começou mal, perdendo em casa por 3 x 1 para o Vasco, na segunda rodada o time esboçou uma reação e venceu fora de casa o Internacional por 1 x 0, gol de Iarley.
            Empate com Botafogo 2 x 2 fora de casa, e derrota 4 x 1 para o Atlético (GO) foram o indicio do que seria aquele ano para o vozão. Veio até uma vitória contra o Palmeiras, no dia 25/06/2011, no Estádio Presidente Vargas, por 2 x 0, mas as derrotas de 3 x 1 para o Coritiba, 4 x 0 para o Fluminense complicaram o vozão, que antes tinha vencido o América (MG), por 4 x 0 e o Atlético (MG), por 3 x 0.
            Outra sequencia ruim veio com as derrotas para o Avaí 3 x 0 em casa, e Santos 1 x 0, fora de casa. No dia 17/08/2011, o alvinegro de Porangabussu venceu o Grêmio por 3 x 0, gols de Marcelo Nicácio duas vezes e Eusébio. A formação básica do vozão comandada por Wagner Mancini era de Diego, Boiadeiro, Fabrício, (Anderson Luís), Diego Sacoman e Egidio, Edmilson, Rudnei, Eusébio e Thiago Humberto (Felipe Azevedo) Osvaldo e Marcelo Nicácio (Roger).
            Outra vitória bonita do Ceará naquele ano foi o 3 x0 sobre o Bahia, com gols de Thiago Humberto, Felipe Azevedo e o penta campeão Edmilson.
         

            O time do vozão nessa competição oscilou muito e com as derrotas para o Vasco fora de casa 3 x 1, 4 x 0 para o Botafogo, 4 x 0 para o São Paulo, 1 x 0 contra o Palmeiras, a equipe alvinegra ficou ali na parte debaixo da tabela. Apesar disso houve momentos bons como a vitória de 3 x 2 contra o Coritiba, no dia 24/09/2011, gols de Roger duas vezes e o penta campeão mundial Edmilson.
            
            O mesmo América outra hora derrotado pelo vozão, venceu o alvinegro por 4 x 1, depois veio a derrota por 1 x 0 para o Flamengo e o mesmo placar para o Atlético (PR) e as derrotas não pararam, veio o revés de 2 x1 em casa para o Fluminense.
            Eu me lembro que mais uma vez Dimas Filgueiras assumiu a equipe com a missão quase impossível de tirar a equipe da zona de rebaixamento e teve a vitória para o Avaí 2 x 1 fora de casa. A equipe estava confiante e pegou o Santos (reserva em casa e eu me lembro porque eu estava lá; No estádio Presidente Vargas, no dia12/11/2011, aquela derrota para a equipe santista doeu muito até porque Marcelo Nicácio perdeu um pênalti
            Contra o Corinthians aquela derrota por 1 x 0, PV lotado, eu também estava lá, Oswaldo perdeu muitas chances e a equipe de Tite venceu por placar magro. O vozão mesmo assim, venceu o Grêmio 3 x 1 fora de casa, três gols de Felipe Azevedo, mas aquele empate com o Cruzeiro (MG) por 2 x 2, tirou a vantagem do Ceará de jogar pelo resultado na última rodada e com a derrota por 2 x 1 contra o Bahia e a combinação daquela partida que o Atlético (MG) claramente abriu e perdeu de 6 x 1 para o Cruzeiro, o vozão foi rebaixado.
            Em 18° lugar, o Ceará Sporting Club, terminou com 39 pontos, 10 vitórias, nove empates e 19 derrotas e a lição de ter perdido jogos considerado fáceis.
                                                                                     
           
Narração e edição: Carlinhos Alves abraço a Edmilson, Iarley, Oswaldo e companhia.
           
            Fonte:

Postar um comentário