sexta-feira, 14 de abril de 2017

Babá: ex-jogador cearense com passagens pelo Ceará e Flamengo e Seleção Brasileira


Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos falar sobre a história de Mário Braga Gadelha, o Babá, ex - jogador de futebol.

       Era madrugada do dia 08 de abril de 2010, aos 76 anos no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) morria sem causar muita repercussão um dos maiores craques cearense de todos os tempos, que chegou a vestir a camisa da seleção brasileira de futebol.
            Natural de Aracati, o craque cearense, nasceu, no dia 24 de abril de 1934, era atacante e marcou sua passagem no futebol, com as camisas do Ceará Sporting Club, Club de Regatas do Flamengo, Club Universidad Nacional do México.

            Pelo Ceará foi campeão do torneio inicio do Campeonato Cearense de 1952 e 1953. Já no Flamengo conquistou a maioria dos títulos, entre eles, os Campeonatos Cariocas de 1954 e 1955, Torneio Rio São Paulo de 1961 e com o UNAM do México, foi campeão da Copa do México entre 1961 e 1962 e da segunda divisão do México nos mesmos anos.

            Na sua passagem pelo rubronegro carioca, Babá jogou mais de 300 jogos, fez 89 gols e quase chegou a Copa do Mundo de 1958, ficou quase dez anos em terras cariocas.
            Jogou pelo vozão quase 60 partidas. Recebeu o prêmio Belfort Duarte, concedido a jogadores que ficaram mais de 10 anos sem expulsões.
            
            Babá jogou ao lado Gérson, Joel, Henrique Frade e Dida. Ele substitui Zagalo em 1958 que tinha se transferido para o Botafogo. Quando morreu ele estava aposentado da Petrobrás e deixou três filhos e oito netos.
                                                                                     
          
Narração e edição: Carlinhos Alves, abraço a Aracati e seus filhos ilustres: Antero Neto, Jussie Cunha e Kaio Cezar.
           
            Fonte:
            Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Braga_Gadelha
            Terceiro Tempo: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/baba-123




Postar um comentário