sábado, 11 de março de 2017

Ceará Sporting Club: Acesso a Série A de 2009


Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos contar a história dos acessos de 2009 do Vozão
       O elenco do Ceará Sporting Club foi formado por Adilson, Arlindo Maracanã, Fabrício, Erivélton, Fabio Vidal, Esley, João Marcos, Wellington Amorim, Geraldo, Sérgio Alves, André Nélis, Henrique, Ânderson, Boiadeiro, Andrezinho, Heleno, Reinaldo, Careca, Luizinho, Misael, Marcelo Bonan, Marcelo Brás, Preto, Branquinho, Marcel, Ranier, Alex Gaibu, Jardel, Lopes, Ciel, Jorge Henrique, Mota, Thyago Fernandes, Hernandes e Rômulo.

            Geraldo foi o artilheiro da equipe cearense com treze gols. Nas seis primeiras rodadas de 2009, o alvinegro de Porangabussu, não foi bem e entrou na zona de rebaixamento. Empate com Juventude 2 x 2, derrota para o Vasco em casa, 2 x 0, derrota para o Bahia, 1 x 0, Zé Teodoro sai do comando técnico do clube cearense e PC Gusmão estreou com empate em casa com o Figueirense em 2 x 2, depois perdeu para o Vila Nova de 1 x 0 e empatou com o Paraná, por 2 x 2.
            O Ceará até tinha iniciado o ano bem. Venceu a Taça do Estado do Ceará em cima do Ferroviário, equivalente ao 1° turno do Campeonato Cearense. Mas terminou em quinto lugar na Taça Cidade de Fortaleza vencida pelo maior rival, o Leão do Pici. Na final perdeu o Clássico Rei e ficou com o vice-campeonato.
            Sem fazer grandes contratações a equipe ficou praticamente à mesma na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Foram 20 equipes disputando cada uma 38 jogos, os artilheiros foram Elton (Vasco da Gama), Marcelo Nicácio (Fortaleza) e Rafael Coelho (Figueirense), cada um com 17 gols.
            O Vasco foi o campeão com 76 pontos, com 22 vitórias, 10 empates e seis derrotas. O Guarani de Campinas ficou em segundo lugar, com 69 pontos, 21 vitórias, seis empates e 11 derrotas. Para a alegria do alvinegro cearense, o Fortaleza foi rebaixado para a Série C, ficando em 18° lugar com 38 pontos, 10 vitórias, 8 empates e 20 derrotas.
            Os dois maiores públicos registrados foram do Vasco, com 78 mil pessoas na vitória de 2 x 1 sobre o Juventude. 76 mil pessoas no 4 x 0 sobre o Ipatinga (MG). Já o Ceará registrou o terceiro maior público, com o empate em 2 x 2, com o Guarani, com 56 mil pessoas.
            Terminando em terceiro lugar, com 68 pontos, 19 vitórias, 11 empates, oito derrotas, o Vozão só venceu com PC Gusmão na sétima rodada, no dia 16 de junho de 2009, na Arena Castelão, Foi 2 x 1, no São Caetano, os gols do vozão foram de dois zagueiros Fabrício e Erivelton.
              
            Em 2009 já passavam 16 temporadas do Vovô na Série B, desde 1993. Desse tempo já tinham disputado o torneio, oitenta e quatro equipes.
            No dia 08 de agosto de 2009, o Ceará venceu o Atlético (GO) por 1 x 0, até então líder e saiu da laterna, para o G4, terceiro lugar e 11 jogos de invencibilidade, gol do Talismã Misael.
            
            Na 19° rodada, o Ceará mostrou a que veio no Brasileirão da Série B, daquele ano, ao golear, no dia 22 de agosto, o América em Natal, por 5 x 1 e estava de volta ao G4. Os gols alvinegros foram de Geraldo, Mota, Wellington Amorim, Preto e Careca.
            
            No dia 28 de agosto pela 21° rodada, o Ceará se vingou do Vasco fora de casa e em pleno Maracanã venceu a equipe Cruzmaltina por 2 x 0, mesmo placar que tinha perdido em casa. Os gols do Ceará foram de Wellington Amorim e Mota. Fim da invencibilidade carioca em casa.
           
            Na 34° rodada, o Ceará venceu o Bragantino por 2 x 0, no dia 03/11. Na 35° rodada, o vozão não foi bem e perdeu por 4 x 1 para o Atlético (GO). Na 36° rodada, Ceará 2 x 2 Guarani. E no dia 21 de novembro pela penúltima rodada, contra a Ponte Preta, no Moises Lucarelli, de muita chuva. Geraldo cruzou na área e Renan fez contra. Gadelha empatou para a Ponte. Fabrício de cabeça fez o gol do Ceará. Gol da vitória e do acesso.
           
                       
                                                                      
            Fechamento de todos os programas:
Narração e edição: Carlinhos Alves homenagem Emanuel Gurgel, PC Gusmão, Maciel e Lula, pai da transposição do Rio São Francisco.
            
            Fonte:






Postar um comentário