domingo, 8 de janeiro de 2017

França, o estiloso, cinco vezes artilheiro do Campeonato Cearense


Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos contar um pouco da história do Estilista, o maior goleador do futebol cearense em edições diferentes.
França

            Conhecido como “Peru”, pois na grande área conduzia a bola com facilidade e levava ela para um lado e para o outro, rodopiando, Raimundo de Araújo França, nasceu em 16 de janeiro de 1918 em Maracanaú. Sua estréia no futebol foi no Ginásio S. João em 1938, onde estudava. Depois em 1939 veio o Tramways, 40, o Fortaleza, 41, o Ceará, onde seria campeão e posteriormente no ano seguinte bi-campeão, feito repetido nos dois anos seguintes com a camisa do Rio Negro do Amazonas, em 1945 passou pelo Fluminense. No Leão foi campeão em 46, 47 e 49.
            França foi o maior artilheiro em edições do Campeonato Cearense foram cinco vezes, três delas pelo tricolor do Pici (40, 46 e 47) e duas pelo alvinegro de Porangabussu (41 e 42). Com 67 gols nessas temporadas em 43 jogos teve a média de 1,5 gols por jogo.
França e seu filho Adriano França

(Entrevista: Adriano França)
            Durante sua passagem pelo Fluminense, o cronista Airton Monte comenta que França, teria se prejudicado no Rio de Janeiro por causa da vida extra-campo: “tinha tudo para ser um jogador reconhecido. Só que ele era muito farrista”. Renato Abreu, na edição do O Povo de 09 de fevereiro de 1997, avalia, que a discriminação do técnico Velasquez, por causa da origem nordestina do jogador, o teria tirado da equipe. Mesmo assim teria sido escolhido o melhor jogado do pó de arroz, pelo Jornal dos Sports.  
            Foi o treinador do Fortaleza, Calouros do Ar, América, Guarany de Sobral e seleção cearense em 1952.
            Formado dentista pela Universidade do Amazonas quando jogava por lá
           
Carlinhos Alves e Adriano França

Fechamento de todos os programas:
Narração e edição: Carlinhos Alves

Fonte:



Postar um comentário