domingo, 13 de novembro de 2016

Times pequenos que ganharam o Campeonato Cearense

Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos falar nessa primeira parte do nosso programa, sobre os títulos de equipes sem muita tradição no futebol cearense mais que fizeram história. Maguari, Orion e América.

                O Maguari Sporting Club é Tetra campeão cearense. Conhecido como Clube dos Príncipes foi fundado em 24 de junho de 1924. A sua primeira sede era no atual bairro São Gerardo, na Rua Bezerra de Menezes n° 25, o clube foi criado pelos irmãos José, Raimundo e João Freitas Barbosa e por Armando Guilherme da Silva e Hugo Sanders. Sua segunda sede era no Benfica na Avenida da Universidade. Mas sua sede social de 1946 foi que ganhou destaque na Rua Barão do Rio Branco, onde aconteciam os bailes carnavalescos e foi o lugar onde saiu a primeira Miss Brasil Ceará a sobralense Emilia Correia Lima. Em 14 de agosto de 1975, o clube encerrou as atividades.
            Seu uniforme era branco com uma faixa preta e por isso seu apelido era cintanegrino, era um time de elite apesar de ter apelo popular.
            Em 1929 o Campeonato Cearense foi disputado por seis equipes, o Maguari se sagraria campeão pela primeira vez tendo o artilheiro da competição, Barroso com nove gols.
            A curiosidade deste torneio foi o abandono do Fortaleza, que se desfez e fundou o Orion e depois voltou. Já em 1936 o Clube dos Príncipes levou o título com o Mundico como artilheiro com 9 gols, Foi a primeira vez que os jogos eram disputados em dois tempos de 45 minutos. No último jogo o Maguari venceu o Penãrol por 5 x 0 no dia 27 de setembro de 1936.
            No ano de 1943 o cintanegra foi campeão de forma invicta com nove vitórias, um empate e 24 gols marcados e 4 gols sofridos. Foi um ano de super goleadas. Fortaleza 8 x 1 Fluminense, Ceará 6 x 0 Fluminese, Maguari 5 x 0 Fluminense, Ceará 8 x 1 Ferroviário e Ferroviário 6 x 2 Fortaleza.
            O jogo final foi entre Maguari e Ceará que terminou em 0 x 0. No Estádio Getúlio Vargas. A equipe do Maguari era formada por Zéaugusto, Valdemar, Popó, Carlinhos, Louro e Pedro, Jombrega, De Efeito, Stênio, Luizinho e Coronel.


            Orion Futebol Clube: Campeão em 1930. Fundado em outubro de 1929 por jogadores dissidentes do Fortaleza, liderados pelos irmãos Machado (Moacir, Jander, Juraci e Caranã). Em 1930 a equipe foi campeã com o artilheiro da competição, Zezé com 11 gols. A final em 01 de junho de 1930, o Orion venceu o Ceará por 2 x 1, com gols de Juracy e Pirão e Farnum descontou para o vozão. Em 1931 a equipe encerra suas atividades.
            O América Football Clube foi bicampeão cearense e foi fundado em 11 de novembro de 1920. O mascote do América é o “Águia” que substituiu o “Diabo” mascote anterior. A equipe vermelha e branca carinhosamente conhecida como “Mecão” surgiu da dissidência do infanto-juvenil do Ceará. Em 1935 o Águia foi campeão em cima do Maguari. Só 21 anos depois que o time do América seria campeão novamente. Dessa vez em 1966, quando Croinha pelo Fortaleza seria artilheiro com 11 gols.

            O time base dessa conquista era formado por Pedrinho, Ribeiro, Cícero, Ninoso e Vila Nova, Luciano Frota ou Osmar e Lorie, Pinha, Zé Gerardo Wilson e Baybe.
            O interessante desse ano foi que o clube venceu também no basquete com os irmãos Chico Barbosa, Keké e Zé Flávio e no futsal foi campeão oito vezes no estadual, com destaque para Fernandinho e Zé Milton.
            Depois desse titulo, o América disputou ainda muitos Campeonato Cearenses. Desde quando caiu para a Série B e depois para Série C, o “Mequinha” nunca mais reeditou seus tempos de glória. Seu último grande momento foi em 2013, quando ganhou a Série C com uma parceria com a Farmácia Pague Menos, onde doa 11 titulares nove eram amadores e todos do quadro de funcionários da empresa farmacêutica.
           
           

Narração e edição: Carlinhos Alves. Um agradecimento a Alberto Damasceno. Em lembrança de Fuscão e Fusquinha que fizeram uma dupla de atacantes do América na década de 90, quando a equipe sofria goleadas gigantes para os grandes clubes da capital, mas era gostoso ter essa equipe entre nós.
Fonte:
Blog do Marcão: Campeonato Cearense de 1943: https://brfut.blogspot.com.br/2012/01/campeonato-cearense-1943.html
Wikipédia: Orion Futebol Clube: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orion_Futebol_Clube
Federação Cearense de Futebol: Campeões Série A: http://futebolcearense.com.br/2011/campeoes.asp
Wikipédia: Campeonato Cearense de Futebol de 1966: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Cearense_de_Futebol_de_1966
Blog do Laprovitera: América Football Club: http://laprovitera.blogspot.com.br/2012/02/america-football-club.html
Tribuna do Ceará: Tradicional do Ceará, América ressurge das cinzas com ajuda de farmácia: http://tribunadoceara.uol.com.br/esportes/futebol/tradicional-ceara-america-ressurge-das-cinzas-com-ajuda-de-farmacia/




Postar um comentário