domingo, 27 de novembro de 2016

Ceará Sporting Club: Bicampeão Norte e Nordeste 1964 e 1969

Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos falar dos títulos do Ceará Sporting Club no Torneio Norte e Nordeste de 1964-1969. Bi-campeão em viradas históricas.
1964

            No dia 20 de setembro de 1964, o Clube Náutico Capibaribe venceu o vovô por 3 x 0 em Recife. Parecia que a conquista estava decidida a favor dos pernambucanos. Mas a imprensa de Pernambuco resolveu provocar os cearenses com a foto dos atletas do Ceará de costas e a legenda: “campeão de bozó”.
            Num PV lotado em 27 de setembro daquele ano com gol de Lucena o alvinegro de Porangabussu venceu por 1 x 0 forçando uma partida extra. Dois dias depois o Ceará Sporting Club passou por cima do Timbu e ganhou por 4 x 0, com gols de Carlito (2 vezes), Dedé e Zé Gerardo. Assim o vozão conquistou o torneio Norte e Nordeste e foi a semi-final da Taça Brasil diante do Flamengo e acabou perdendo e ficou em terceiro lugar no Brasileirão da época.
            O torneio Norte e Nordeste de 1964 contou com 12 clubes, ente eles estavam Alecrim, Campinense, Confiança, CSA, Paysandu, Nacional (AM) e Maranhão.
            1969

            Eram 35 minutos do segundo tempo, o placar indicava 2 x 0 Remo. Na arquibancada, com 12 anos o então garoto de Pereiro, Marcondes Maia, que depois ficou conhecido como o humorista Falcão. A primeira partida, o Ceará havia perdido por 2 x 1. Nessa segunda partida foi 3 x 2 para o vovô, numa virada épica, nos dez minutos finais. De acordo com Falcão, “foi um jogo dramático. Ninguém acreditava. Quase todo mundo estava saindo. E num é que virou? A torcida invadiu o campo e comemorou o gol da virada de Gildo”.
            No terceiro jogo, o Ceará venceu por 3 x 0 se sagrando Bi-campeão. 26 clubes participaram entre 28 de setembro a 21 de dezembro. O grupo do Nordeste contava com 14 clubes que se dividiam em dois grupos de sete. O grupo do Norte eram dois grupos de seis clubes cada.
            A campanha do Ceará foi de 21 jogos, com 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas. 34 gols a favor e 24 gols contra. Já o Remo jogou 19 vezes, venceu 13, empatou 3 e perdeu quatro, fez 32 gols e sofreu 18 gols.
            A final aconteceu no dia 21 de dezembro de 1969, no Estádio Presidente Vargas, Ceará 3 x 0 Remo. Arbitro foi Romualdo Arpi Filho. Com gols de Gildo, Magela e Zezinho. O Ceará entrou em campo com Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Osmar, Gildo, Chiclets e Zezinho (Didi). Técnico: Arílton Ramos.
            O gol de Gildo foi de cabeça. Ele mesmo falou: “foi muita emoção. Eu sai vibrando tanto que desmaiei”. Durante a semana da decisão, o Ceará o Flamengo, em amistoso, por 1 x 0, com gol de Marcos. E o jornal O Povo da época deu a manchete “Nem mengo escapou ao embalo do Ceará”.
           

Narração e edição: Carlinhos Alves, dedicado a Gildo, Carlindo. Ao comandante Fidel Castro que nos deixou um dia antes de gravarmos esse programa, até o próximo domingo.
Fonte:
Time de Fora: Recordar é viver: Ceará conquistou título regional com “virada” histórica contra pernambucanos em 1964: http://blogs.diariodonordeste.com.br/timedefora/arquivo/recordar-e-viver-ceara-conquistou-titulo-regional-com-virada-historica-contra-pernambucanos-em-1964/
Wikipédia: Torneio Norte-Nordeste de 1964: https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Norte-Nordeste_de_1964
G1 CE: Falcão relembra título do Ceará em 1969 com gol histórico de Gildo: http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2016/03/falcao-relembra-titulo-do-ceara-em-1969-com-gol-historico-de-gildo.html
Wikipédia: Torneio Norte-Nordeste de 1969: https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Norte-Nordeste_de_1969
Memória do Futebol Cearense: Ceará Campeão Norte e Nordeste 1969: http://memoriafutebolcearense.blogspot.com.br/2008/07/memria-do-futebol-cearense-cear-campeo.html




Postar um comentário