segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O início do futebol em terras alencarinas

Bom dia, Boa tarde, boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves , direta de Fortaleza chega a sua casa, com o FutCearaCast . Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.
Hoje vamos falar Um pouco do início de toda a história do futebol cearense. Curiosidades que vocês talvez Não sei.
O primeiro Jogos, em terras alencarinas aconteceu em 1903 no Passeio Público de Fortaleza , Quand marinheiros britânicos iam jogar na Argentina passaram cabelo Ceará e fizeram Essa primeira partida. Coube a José Silveira trace a primeira bola e livro de regras em 1904, Quand foi disputada no dia 23 de Dezembro daquele ano entre English Team e Foot-Ball Club . era-me clubes de brancos e ricos e depois operários segundo nos informa a Wikipédia .
            Em 1906 foi disputado o primeiro Campeonato Cearense organizado pelas equipes. Até 1910, os principais vencedores forame Liceu e Castelo , times formados por Alunos das escolas de mesmo nome.
            Em 1912 Alcides Santos fundou a primeira Liga Cearense de Futebol , com o American Football Club , Associação Atlética , Ceará Football Club (1907), Cearense Football Club , Fortaleza Sporting Clube e Rio Negro Football Club . Nessa torneio o Rio Negro foi Bicampeão.   
            Em 1913 o Campo do Padre Surge como o local de disputa da primeira Divisão cearense, com clubes formados por Jovens de condição melhor e Praça do Liceu era onde os times da segunda Divisão, com menor condição financeira jogavam.
            Entre 1915 a 1919 a Liga Desportiva Cearense é organizada Pela futebol do Estado. Entre 1920 a 1940, Quem realizava a competição cearense foi a Associação Desportiva Cearense e a partir de 1941 até 1972 a Federação Cearense de Desportos era a realizadora do evento e de 1973 em diante Surge a Federação Cearense de Futebol .
            Em 1915, o Ceará Sporting Club (fundado UM ano antes, com outro nome: Rio Branco) é campeão cearense, título que só seria reconhecido depois em 2008 cabelo pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol , Quand reconhecer o Penta ao vovô de Porangabussu , Um Assunto para outro programa. Era a época da Liga Metropolitana.

Narração e edição: Carlinhos Alves, um agradecimento especial a minha companheira e memória ao narrador Carlos Fred, que faleceu na segunda (17 de outubro) e foi um dos melhores narradores e comentaristas do futebol cearense e era torcedor ardoroso do Fortaleza Esporte Clube.



Campeões do Futebol Cearense ( http://www.campeoesdofutebol.com.br/ceara_historia.html
Postar um comentário