quinta-feira, 12 de maio de 2016

We Are Legion: Não há nada ainda que seja perpétuo

Quando um dia eu vi gente mascarada protestando contra a política no Brasil em 2013, eu comentei que a gente tinha que mostrar a cara e não se esconder atrás de uma fantasia. Mas eu errei naquela avaliação, pois talvez o uso de algo para cobrir seu rosto é uma forma de proteção contra autoridades espúrias que tentam controlar, os movimentos contrários a eles. Seja qualquer autoridade de governo, ou mesmo empresas privadas, religiosas, esportivas e aquelas que pregam ódios contra gênero, sexualidade, cor, etc.
O 4chan que surgiu como uma forma de privacidade para um grupo que queria postar coisas interessantes sem ser importunado por ninguém mostra um pouco do surgimento do movimento de memes, de trolagens, que hoje vemos em programas como Pânico na Band, CQC, Legendários da Record.
Na verdade surge do movimento de hackers, que tem um desejo de quebrar a estrutura como está. Os ativistas digitais, que na plataforma do 4chan estavam brincando com um conceito de anonymous viram que sites pelo mundo estavam com idéias muitas vezes preconceituosas e segregadoras e assim esse grupo tratou logo de mandar um recado para essas organizações tirando temporariamente suas páginas do ar.

Esse movimento que foi se expandido até chegar a ajudar a derrubada de governos ditatoriais, como no caso da Tunísia, Egito, entre outros.
Sem liderança única, o Anonymous passou a se manifestar ofline e questionar as estruturas de poder, mas com o FBI de olho e com processos e ameaças de prisões o grupo inicial acabou sendo desestruturado e vieram vertentes deles como Lulzsec, que ia além de apenas tirar as páginas do ar, eles invadiam a privacidade total de empresas e governos desvirtuando os princípios originais da causa.
Esse documentário de 2012 e que vi hoje (12/05) na Netflix me trás um pouco do que acontece no Brasil, no momento que a presidenta Dilma Roussef é afastada do mandato por até 180 dias, por uma manobra comandada pelo vice-presidente Michel Temer que assume, o cargo interinamente, enquanto o Senado Federal julga o caso.
O Julian Assange do Wikileaks e Edward Snowder (ex-cia) já alertavam para espionagem que o Brasil sofria pelos EUA com interesse no nosso pré-sal é claro e com tudo que aconteceu nos dois últimos anos fica claro, com ajuda de quem a oposição e os antigos aliados da presidenta conseguiram perpetuar o golpe.
Mudar o mundo é um ideal quase utópico mesmo com o uso de recursos ilimitados como a internet, a criptografia, a legião (pessoas sem revelar suas identidades). Até porque sempre o governo acaba descobrindo mais sobre os membros e as penas são pesadas sobre aqueles que atentam contra o poder.
Deixando bem claro que está como presidenta, no caso da Dilma não dava a ela todo o poder, pois o grande capital, as grandes corporações, a elite paulista e parte orgânica da Polícia Federal não estava ligada as idéias do governo do PT.
Ou seja, para comandar de verdade uma nação são necessárias as reformas estruturantes e a conscientização das massas sobre seu papel diante da transformação social. Agora sem uma imprensa livre, como vemos o monopólio da Globo, Veja e companhia é impossível fazer um governo voltado para os mais carentes.]
Lula sempre foi alvo por fazer os programas sociais e acesso ao ensino superior e tentar mudar um pouco a estrutura hierárquica de poder no Brasil. Mas foi engolido pelos que permitiram que ele fosse presidente.
Não podemos negar a importância das redes sócias, como plataforma de liberdade de falar e de contestação, por isso enquanto ainda não vem leis controladoras para tentar minar o nosso direito de falar, seguimos livres para expressar o que pensamos, não defendendo apenas uma bandeira de luta, mas sempre sendo contrária a opressão de qualquer espécie.

Como jornalista, eu só posso contribuir com a minha opinião, sem, contudo querer ser o dono da verdade, mas falo e você pode discordar normalmente é um direito que lhe cabe como internauta. 
Postar um comentário