segunda-feira, 18 de maio de 2015

Exposição sobre símbolos dos municípios cearenses começa hoje na Assembleia


O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) realiza, a partir desta terça-feira (19/05), a exposição “Paisagem, Cultura, História e Território. Bandeiras dos Municípios Cearenses”. A mostra, que integra a 13ª Semana Nacional de Museus, é a segunda parte da exposição “Os Símbolos Oficiais e a Formação da Identidade Nacional”, promovida pelo Malce em 2013.
Conforme a coordenadora de Educação e Mediação do Memorial e uma das curadoras da exposição, Maria Tereza Diógenes, o objetivo é apresentar os símbolos oficiais de todos os 184 municípios cearenses – bandeira, brasão e hino – assim como traçar a genealogia de cada um.
A exposição “nasceu do esforço conjunto do Memorial, a partir da curiosidade acerca dos símbolos oficiais da nação. Todos sabem do hino nacional e vestem o verde e amarelo, mas poucos conseguem saber além disso, por falta de informação”, explica. A mostra pode ser conferida até o dia 31 de agosto.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e vai até o dia 24 de maio. Nessa 13° edição o tema escolhido foi “Museus para uma sociedade sustentável”.
No período de 11 a 15 de maio, o Malce realizou sua primeira atividade relacionada à Semana, com exposição sobre o trabalho do Legislativo na preservação ambiental e o destino de resíduos de forma não poluente. A mostra apresentou ao cidadão como a Assembleia lida com os resíduos, fornecendo ainda explicações sobre as fases da reciclagem de materiais.
O Malce funciona nas dependências da Assembleia Legislativa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 14h às 17h.
CE/CG
Texto original Aqui
Postar um comentário