terça-feira, 17 de março de 2015

Assembleia entrega Título de Cidadão Cearense a jurista Jurandy Porto

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene, nesta quarta-feira (18/03), para outorga do Título Honorífico de Cidadão Cearense ao jurista Antônio Jurandy Porto Rosa. A homenagem, que atende a requerimento dos deputados Tin Gomes (PHS) e Fernanda Pessoa (PR), ocorrerá, às 19h, no Plenário 13 de Maio.
Nascido na cidade de Passagem Franca (MA), em 21 de junho de 1937, Jurandy mudou-se para Fortaleza, em 1947, onde morou até 2007. Casado duas vezes, é pai de sete filhos, sendo dois deles juízes.
Iniciou na advocacia em 1963, como estagiário, ao lado de um dos mais talentosos criminalistas do Estado, Raimundo Evaldo Ponte. Em 1965, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Na carreira de advogado, atuou em mais de 500 julgamentos.
Desde 1962, exerce também a profissão de jornalista, tendo trabalhado no jornal O Povo e no departamento de Educação e Cultura da UFC, como redator.
Em 1985, foi nomeado professor de Direito Penal e Processual Penal do Ensino Superior do Estado Ceará, lotado na Academia da Polícia Militar. Foi defensor público federal, cargo esse em que se dedicou à defesa de presos políticos durante a Ditadura Militar. Em 1994, foi nomeado pelo então presidente da República Itamar Franco defensor público-geral da União.
CE/JU
Texto original Aqui
Postar um comentário