sábado, 28 de março de 2015

AL celebra os 45 anos do Hospital São José em sessão solene

Sessão solene homenageia 45 anos de fundação do Hospital São JoséSessão solene homenageia 45 anos de fundação do Hospital São JoséFoto: Marcos Moura
A Assembleia Legislativa celebrou, na tarde desta sexta-feira (27/03), os 45 anos de fundação do Hospital São José (HSJ). “Há quatro décadas o Hospital São José vem lutando pela saúde da população cearense”, afirmou a deputada Fernanda Pessoa (PR), que presidiu a sessão solene. O deputado Renato Roseno (Psol) também ressaltou a importância da unidade hospitalar para a saúde pública no Ceará.
Criado na década de 1970, com o objetivo de promover os cuidados a pacientes com doenças infectocontagiosas, o HSJ ficou conhecido, na época, como o “Hospital do Isolamento”.  “As primeiras ações foram em 1970, quando éramos ainda um dispensário de tuberculose da Igreja Católica, com o combate às doenças infecciosas, como a coqueluche e a raiva”, afirmou o diretor do Hospital São José, Roberto da Justa Pires Neto, que agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia.

Segundo o médico, o hospital iniciou o atendimento de pacientes com vírus HIV em meados da década de 1980. A partir dos anos 2000, a unidade ampliou a atuação, atendendo casos de dengue hemorrágica e leptospirose, por exemplo. Durante todo esse período, o Hospital São José tem sido um importante espaço para pesquisas e formação de médicos infectologistas. 

A representante do Grupo de Apoio Girassol, Mirtes Brígido Machado, lembrou as conquistas e retrocessos no combate à Aids ao longo desse tempo. Ela também falou sobre o trabalho da entidade, que busca proporcionar melhor qualidade de vida aos soropositivos. “O que conta é a solidariedade, que pode tanto humanizar como ajudar na ação política”, disse.

Atualmente, o hospital conta com 120 leitos, cinco unidades de internamento e atende mais de cinco mil pacientes por mês no ambulatório, com distribuição de medicamentos e realização de exames.
    
Durante a solenidade, foram agraciados com placas de homenagem a funcionária do hospital Maria Batista Senhorinha; a assistente social Maria de Fátima Félix Maia; a médica infectologista Terezinha Braga Monte; a representante do Grupo de Apoio Girassol, Mirtes Brígido Machado, e o diretor do HSJ, o médico infectologista Roberto da Justa Pires Neto.    
    
Também estiveram presentes na solenidade o representante da chefia da Casa Militar, tenente coronel Leandro Silva Nogueira; o médico pioneiro do HSJ, Paulo Gurgel Carlos da Silva; a diretora administrativa do HSJ, Fátima Maia Monteiro Carvalho; a diretora médica do HSJ, Tânia Mara Coelho, e o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE).
CE/GS
Texto original Aqui
Postar um comentário