quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Projeto na Assembleia Legislativa cria passe livre para pessoas portadoras de câncer

Deputada Fernanda PessoaDeputada Fernanda PessoaFoto: Arquivo AL
Está em tramitação, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Indicação n° 86/14, de autoria da deputada Fernanda Pessoa (PR), que cria o passe livre para portadores de câncer no estado do Ceará.
De acordo com a proposição, será concedido passe livre às pessoas portadoras de câncer, comprovadamente em tratamento, no sistema de transporte coletivo intermunicipal do Ceará. Ao portador de câncer será reservado um assento em cada veículo de transporte.
Segundo a parlamentar, o serviço é necessário pelo grande número de pacientes que buscam tratamento. O Estado ocupa a segunda posição no Nordeste e a oitava no País de pessoas com câncer, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
“Têm-se uma previsão que, no ano de 2014, no Estado do Ceará, foram registrados 2,3 mil casos de câncer de próstata e mais dois mil de mama. Esses dois casos são os que mais vitimam homens e mulheres cearenses”, alertou.
Os dados do Inca também mostram 20 mil novos casos no Estado, com diferentes tipos de enfermidade. No Nordeste, devem ser registrados 174,64 casos a cada 100 mil homens, enquanto entre as mulheres a taxa deve ser de 180,61.
A deputada Fernanda Pessoa disse esperar que os colegas parlamentares se sensibilizem para a aprovação da proposição.
CE/JU
Texto original Aqui
Postar um comentário