quarta-feira, 2 de julho de 2014

Tempo de TV e Rádio é ouro nas eleições, entenda

Prestes a começa o horário gratuito de TV e Rádio nas eleições deste ano, os partidos políticos promovem os mais estranhos acordos para garantir um tempo a mais junto aos eleitores.  A propaganda eleitoral é disciplinada pela Lei 9.504/97 em seus artigos 44 em diante e definida seu inicio para o dia 19 de agosto de 2014, segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.404/2014.
A propaganda acontece de segunda a sábado dividida da seguinte forma: Presidente da República: terças, quintas e sábados, 50 minutos no rádio e 50 na TV. Deputado Federal: terças, quintas e sábados, 50 minutos em ambos. Governador: segunda, quarta e sexta, 40 minutos na TV e no rádio. Deputado Estadual: segundas, quartas e sextas, 40 minutos cada. Senador: segundas, quartas e sextas, 10 minutos por programa.
Abaixo segue a lista de partidos e sua representatividade na Câmara dos Deputados, que servem como base para contagem de tempo:


Para definir como fica o tempo de cada candidato para cargo majoritário devemos analisar como cada um está em suas coligações, pois os partidos tem direito a 1/3 do tempo de 1500 segundos (25 minutos), para usar divulgando sua campanha. Se um candidato de partido A se alia a B, ele pode ganhar mais tempo que C ou D, dependendo de qual é a colocação dele no número de deputados federais.


Postar um comentário