terça-feira, 3 de junho de 2014

Movimento Quadrilheiro Junino em debate nesta quarta na AL

A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (04/06), audiência pública para debater “O Movimento Quadrilheiro Junino no Estado do Ceará”. A iniciativa atende a uma solicitação do deputado Professor Pinheiro (PT) e acontecerá às 14h, no Auditório Murilo Aguiar.

“O Ceará tem uma forte tradição de festas. As quadrilhas, as quermesses, as comidas típicas, o forró pé de serra, dentre outras manifestações, estão inseridas neste rico universo da cultura popular”, afirmou o parlamentar.

Para Professor Pinheiro, quando uma manifestação cultural desempenha uma função social, incentivando crianças e adolescentes, despertando sua criatividade. Além de mobilizar mão de obra de adultos e gerar emprego e renda, na elaboração de figurino e adereços, a iniciativa estimula a cadeia produtiva em especial no município.

As festas juninas são comemorações da igreja católica, que acontecem em vários países para lembrar os santos populares: São Pedro, Santo Antônio e São João.

Foram convidados representantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor); o presidente do Conselho Gestor da Federação das Quadrilhas e Festejos Juninos do Ceará (Fequajuce), Márcio Martins; a presidente da Fequajuce, Fátima Freires, entre outros.
CE/LF

Texto original Aqui
Postar um comentário