sábado, 24 de maio de 2014

Oficina Memórias encerra Semana Nacional dos Museus no Dragão


O Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura promoveu no último domingo 18, a Ação Educativa: “Oficina de Memórias” que fez parte da 12° edição da Semana Nacional de Museus, realizada entre os dias 12 e 18 de maio, em alusão ao dia Internacional do Museu. O encontro exibiu a coleção particular do educador Roberto Chaves, com mil e setecentas peças catalogadas, divididas em acervos de fotografias, numismáticos, documentais e têxteis. O evento aconteceu no mini - auditório do Museu da Cultura Cearense (MCC).
Educador Roberto Chaves foto: Carlos Emanuel

Para Roberto Chaves, a coleção começou com uma necessidade de preservar a memória familiar. “Quem coleciona tem um desejo de buscar coisas que marcaram sua infância. Faço isso desde os 14 anos. comecei pedindo as minhas tias, para ver fotos antigas da minha família e ninguém conhecia nada, fui investigando e encontrei a foto do meu pai ainda pequeno, que minha mãe guardava, depois vieram às fotos dos meus trisavôs.”, observou.
O acervo particular de fotografia foi crescendo, vieram outros acervos e tomou proporções maiores, que serviu de base, para que a coleção contasse também a história das cidades em que o educador tem raízes. O acervo tem boa quantidade de documentos e pode servir para resgatar a memória local, através de um acervo individual que vira coletivo.
 “Eu tenho o desejo de fazer um Museu em São Luiz do Curú, mas minha família materna é de São Gonçalo do Amarante e por isso devo dividir as memórias entre as duas localidades. Ela é ligada ao cotidiano das minhas familiares, mas ao poucos acaba preservando também a memoria do município da minha família. Quando você passa a pesquisar, vê a relação da sua família com as outras coisas como politica, social, etc.”, ressaltou.
Entre as peças mais importantes, Roberto guardou a gravata da posse do seu avô como prefeito de São Luiz do Curú, o material do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), onde sua tia era professora, além de moedas doadas. Outras peças se perderam com o tempo e por um roubo que levou, mas de dez itens da coleção, como a bicicleta do primeiro farmacêutico do município de sua família e o terno de seu avô. 
Coleção foto: Carlos Emanuel

Além da “Oficina de Memórias”, a programação contou ainda com, palestras sobre vários temas, como “Coleção do Museu do Ceará (MAC)”; “Comidas” e a Mesa Redonda sobre o tema do evento, com as presenças da diretora de Museus do Dragão do Mar de Arte e Cultura, Valéria Laena; a diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira e a museóloga Márcia Pereira.
A Semana Nacional de Museus aconteceu por todo o Brasil, com a iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema: “Museus: as coleções que criam conexões” foi uma proposta, do Conselho Internacional de Museus (Icom). Em 2013, a Semana de Museus envolveu mais de 1,2 mil museus e contou com 3.910 eventos em 535 municípios brasileiros.

Brasil: país das grandes exposições

De acordo com a publicação inglesa “The Art Newspaper”, na sua edição Primavera/Verão 2014, o Brasil ocupa quatro das 20 exposições mais populares em termos de visitantes diários.
Segundo o presidente do Ibram, Ângelo Oswaldo, a pesquisa da revista comprova a efervescência do setor de museus. “Nós últimos anos, ampliou-se consideravelmente o acesso a museus e centros culturais no país que oferecerem programações cada vez mais dinâmicas e variadas e faz com que o público reconheça isso como cultura, educação, lazer e turismo”, opina, na publicação.
Trinta museus federais se destacaram em 2013, com mais de 1,1 milhão de visitantes, segundo a Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram. O Rio de Janeiro tem os museus mais visitados do Brasil, entre eles, o Museu Imperial, com 280 mil visitantes e o Museu Histórico Nacional (MHN), com 154 mil. A exposição que mais se destacou no período foi “A Herança do Sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos”, em cartaz durante 4 meses, levou em média 25 mil visitantes.
Postar um comentário