sexta-feira, 23 de maio de 2014

AL promove lançamento de livro sobre a Ditadura Militar

A Assembleia Legislativa promove, nesta sexta-feira (23/05), o lançamento do livro “Resistência atrás das Grades”, de Maurice Politi. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Casa e do Escritório Frei Tito e acontece às 18h, no Auditório Murilo Aguiar.

O livro conta a história dos presos políticos que fizeram greve de fome entre os dias 9 e 11 de julho de 1972. Em forma de diário, o relato descreve os momentos de resistência que o grupo enfrentou para continuar unido, já que o Estado tinha a intenção de dividi-lo em pequenos grupos, em várias cadeias de diferentes estados brasileiros.
Com a colaboração de pesquisas nos arquivos do Dops e também do Arquivo Nacional sobre o assunto, foram encontrados novos documentos com opiniões de autoridades da época.
O militante esquerdista Maurice Politi nasceu no Egito e fugiu da intolerância no Oriente Médio. Com claro senso de justiça, foi preso, torturado e expulso do País pela Ditadura Militar. A sua história sintetiza tudo o que foi o Brasil nos tempos sombrios de repressão política.
CE/LF
Postar um comentário