quarta-feira, 16 de abril de 2014

Gonzagando destaca músico sergipano Josa nesta quinta-feira


O Programa Gonzagando da FM Assembleia (96,7 MHz), desta quinta-feira (17/04), relembra a trajetória do cantor e compositor sergipano Josa, o vaqueiro do sertão. O artista chega aos 85 anos longe dos palcos, por problemas decorrentes da doença de Alzheimer.

Natural de Simão Dias (SE), filho de um vaqueiro, José Gregório Ribeiro veio ao Sudeste e aprendeu a tocar na cavalaria do Rio de Janeiro, depois comprou sua primeira sanfona e voltou pro Norte. Em 1960 estreou, na Rádio Difusora, hoje Aperipê, onde esteve por 25 anos à frente do programa “Festa na Casa Grande”. Cinco anos mais tarde, era descoberto por Luiz Gonzaga.
O Rei do Baião ajudou-o a gravar o primeiro disco, um compacto com as “Há boi no mourão” e “Pátio da Fazenda”, e o levou para uma turnê pelo Nordeste do Brasil.
Apesar do sucesso, Josa desistiu de gravar novos discos, pois se recusava a fazer músicas de duplo sentido. O artista continuou se apresentando em touradas, vaquejadas e circos de diversos tamanhos nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe.
O programa Gonzagando vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 20h, com produção de Fátima Abreu e apresentação de Gerado Anésio.

CE/JU

Postar um comentário