quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia Mundial da Hemofilia é tema de audiência pública na AL nesta sexta

A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa promove, nesta sexta-feira (25/04), audiência pública em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia. A iniciativa é do deputado Lula Morais (PCdoB) e acontece às 9h, no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). 

Segundo o parlamentar, que é médico, a data é um momento para reflexão e debate sobre a situação dos hemofílicos no Ceará e sobre as políticas públicas que precisam ser adotadas. O deputado ainda lembra o trabalho do Hemoce no acompanhamento dos hemofílicos e de seus familiares.
“É uma instituição que merece nossa homenagem, pois realiza um excelente trabalho no tratamento dos pacientes com essa enfermidade”, falou.
De acordo com Lula Morais, quanto mais cedo começar o tratamento, menores serão as sequelas que deixarão os sangramentos. “Por isso, o paciente deve ter em casa a dose de urgência do fator anti-hemofílico específico para seu caso e ser treinado para aplicá-la em si mesmo tão logo apareçam os primeiros sintomas”, finalizou.
A hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se na maioria das vezes no sexo masculino. O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue.
CE/LF
Postar um comentário