segunda-feira, 24 de março de 2014

Questão de Ordem destaca os 100 anos de morte do Dragão do Mar


O programa Questão de Ordem da TV Assembleia (canal 30) recebe, na noite desta segunda-feira (24/03), dois convidados: o escritor e artista plástico Audifax Rios e o presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Ricardo Falcão. Eles vão falar sobre o centenário de morte de Chico da Matilde, o Dragão do Mar, herói da causa abolicionista e do serviço de praticagem.
Amanhã (25/03), Audifax Rios lança, no Amici’s Sport Bar, o livro “Dragão do Mar e seu Tempo – Cem anos do derradeiro brado do Chico da Matilde”. O herói abolicionista ficou conhecido quando liderou uma greve no ano de 1881, no porto de Fortaleza, impedindo o embarque de negros escravos ao Sudeste brasileiro.

A praticagem, profissão à qual pertencia, existe no Brasil há mais de 200 anos. Hoje são mais de 22 zonas distribuídas ao longo da costa brasileira e dos grandes rios navegáveis, com um universo de 12 mil trabalhadores diretos e indiretos em todo o País, com lanchas e equipamentos de ultima geração para o acompanhamento meteorológico, do tráfego e de marés, entre outras atividades.
            Com produção de Helenir Medeiros e apresentação de Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 19h30. A reprise acontece às 7h15 do dia seguinte.

CE/LF

Postar um comentário