quinta-feira, 6 de março de 2014

Gonzagando da FM Assembleia traz músicas do Rei do Baião que fazem parte do Carnaval

Os sucessos de Luiz Gonzaga que contribuíram para o carnaval brasileiro serão destaque do programa Gonzagando da FM Assembleia (96,7 MHz) desta quinta-feira (06/03). Um dos trabalhos, “Feijão Cum Côve” de 1947, feito em parceria com Jeová Portella, sofreu censura na época. Mesmo assim, a música era a preferida do público do auditório da Rádio Nacional.

Originalmente se chamava “Olá seu generá”, até ser considerada subversiva pelo Departamento de Polícia, por entender como exageradas, as perguntas feitas ao tal general. Foi preciso mudar o título e o refrão da música para “Aí o que será?”, devido à repercussão em jornais, em que o próprio Gonzaga se queixava amargamente da proibição.

Nos anos 1940, o Rei do Baião compôs e também gravou músicas de compositores amigos. Uma delas foi “Cai no Frevo”, em 1946, e “Bia no Frevo”, adaptada do folclore. Outra composição, “Todo Homem Quer”, dos compositores Peterpan e José Batista, Gonzagão gravou em 1947.

O Gonzagando vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 20h, com produção de Fátima Abreu e apresentação de Gerado Anésio.
CE/LF

Postar um comentário