quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Parceria entre música potiguar e Rei do Baião no Gonzagando da FM Assembleia



Agenda Cultural
O livro “Luiz Gonzaga e Música Popular”, da coleção Cultura Potiguar, da escritora Leide Câmara, será destaque do programa Gonzagando da FM Assembleia (96,7 MHz), desta quinta-feira (12/02). Editado em 2013 pela Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto, o livro fala da relação do Rei do Baião com a cultura potiguar. 

São quase 200 páginas, todo ilustrado e com informações de cada uma das canções gravadas por Gonzaga. Uma delas, “Ovo de Codorna”, assinada por Luiz e o compositor seridoense Severino Ramos, a música sofreu problemas com censura durante a ditadura, mas teve três gravações, nos anos 1970.
Leide Câmara ainda lembra o sucesso “Queixumes” de Henrique Brito, de 1945. A composição era para ser instrumental, pois na época Gonzaga era mais um sanfoneiro e quase não cantava.
De acordo com a pesquisadora, as músicas de Gonzaga foram gravadas por 54 cantores ou grupos potiguares. O livro ainda registra homenagens que o pernambucano recebeu em seminários, publicações em livro e folheto de cordel, além de uma vasta iconografia que ilustra a presença de Gonzaga na cena artística potiguar
O programa Gonzagando vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 20h, com produção de Fátima Abreu e apresentação de Gerado Anésio.
CE/LF

Original da noticia Aqui
Postar um comentário