sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Brasilidade destaca o cantor carioca Cyro Monteiro na FM Assembleia

O programa Brasilidade da FM Assembleia (97,6 MHz) homenageia, neste domingo (01/12), o cantor Cyro Monteiro, conhecido por se apresentar batucando uma caixa de fósforos. Nascido no bairro do Rocha, em 28 de maio de 1913, Cyro é sobrinho do pianista Nonô, Romualdo Peixoto – o “Chopin do samba” –, um dos mais famosos do Rio de Janeiro.

Cyro Monteiro cresceu em ambiente musical, que, no futuro, geraria seus sobrinhos Cauby, Andiara, Araken e Moacir Peixoto. Seu primeiro sucesso veio do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, com o samba: “Se Acaso Você Chegasse”, em 1937, que ele gravaria na Victor, em 1938. Foi casado com a cantora Odete Amaral, de quem se separou em 1949 e com quem teve um filho.
Sobre ele, Vinicius de Moraes escreveu, na contracapa do LP Senhor Samba, lançado pela Columbia em 1961: “Uma criatura de qualidades tão raras, que eu acho improvável qualquer de seus amigos não se haver dito, num dia humildade, que gostaria de ser Cyro Monteiro”.
Torcedor do Flamengo, que até os “adversários” gostavam, enviou à primeira filha de Chico Buarque e Marieta Severo, a pequena Silvia, a camisa do Flamengo. Chico respondeu a provocação do amigo compondo a canção: “Receita para Virar a Casaca de Neném”.
Produzido por Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentado por Narcélio Limaverde, o programa é apresentado aos domingos, às 18h. A reprise acontece às terças-feiras, às 23h.
CE/LF
Link da Noticia Aqui
Postar um comentário