sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ações do Outubro Rosa serão apresentadas nesta terça na AL

As comissões de Seguridade Social e Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa promovem, na tarde desta terça-feira (29/10), audiência pública para apresentação da edição 2013 do Outubro Rosa no Ceará, com o tema “Políticas Públicas e Leis: Conquistar e fazer valer”. O encontro, que atende a solicitação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, da Procuradoria Especial das Mulheres e do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, acontece às 14h30 no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.


A deputada Eliane Novais (PSB) destacou a importância da realização de uma série de debates sobre a ação do movimento Outubro Rosa no Ceará em 2013. “O movimento como um todo está promovendo atividades de divulgação da prevenção e combate ao câncer de mama em todo o Brasil, e na presente audiência vamos falar da aplicabilidade da lei n° 12.732/2012, que garante o início do tratamento pelo SUS da mulher diagnosticada com câncer de mama, até os 60 anos”, salientou.

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos, com ações isoladas em alguns estados, com a prevenção ao câncer de mama e realização da mamografia. A campanha ajudou a derrubar barreiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajudam milhares de pessoas.

Foram convidados para participar do evento, a procuradora da Procuradoria Especial da Mulher, deputada Rachel Marques (PT); o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE); a vereadora Eliane Gomes (PCdoB); representantes do Instituto do Câncer do Ceará (ICC); do Centro Integrado de Oncologia (Crio); da Rede Feminina de Combate ao Câncer, dentre outros.
CE/LF
Original da noticia Aqui
Postar um comentário