quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pré-venda boa alternativa?

Eles estavam lá no calçadão da Avenida Beira Mar em frente ao Náutico. Todos frenéticos para fazer uma venda, poderia ser um longo (três praias em um dia), um Jeri, ou mesmo um Águas Belas, o importante para todos ali, inclusive eu, era conseguir colocar algum dinheiro no bolso. 

Mas não é fácil como se pensa pelo menos para mim. Meu pai e os outros ali eram só fechando ao vivo e preenchendo o voucher e eu só olhando e sentindo aquela sensação poderia ser comigo. Mas eu pelo menos tentava aprender a forma de abordar o turista, mas muitos deles só olhavam meu folheto e pediam um e iam embora e passava o tempo e ninguém ligava para mim. 
            Comecei então a passar mais tempo conversando com cada turista e explicando a eles como era cada passeio, parecia algo que não vingaria e a princípio eles iam embora, mas eu sentia que tinha feito minha parte, explicar e mostrar a eles como seria bom passear com a nossa empresa.
            E como num passe de mágica o telefone começou a tocar e as vendas começaram a surgir. Muitas vezes eu estava sentado em um ônibus me deslocando para alguma atividade diferente do trabalho e o telefone tocava e eu fechava 7 longos, outra vez seis passeios (Cumbuco, Longo e Beach Park).
            Meu pai sempre fechava a venda ali junto com o cliente in loco e quando o cliente não queria ele partia para outro. Eu sem pressa abordando um a um e tirando dúvidas. Claro muitas vezes é melhor fechar logo ali, pois você tira logo sua comissão com o próprio cliente. No agendamento por telefone, às vezes ele desisti e quando você esperava receber R$ 50,00 acaba muitas vezes recebendo R$ 30,00.

            Estou focado e querendo crescer mais nesse trabalho temporário que pode me fazer desenvolver habilidades que antes eu não conhecia. Melhor do que está o dia inteiro em casa vendo TV e conversando no Facebook é você está ali em contato com pessoas de cultura diferentes e de outros países. 

Franceses, italianos, chineses, espanhóis, todo querendo conhecer as belezas naturais do Estado do Ceará. Por isso eu e meu pai tentamos agradá-los com descontos atrativos que possam fazer com que eles fechem o passeio conosco. 
Aprendi que você pode deixar de ganhar R$ 100,00 e levar só R$ 70,00, mas você fechou algo e pode levar seu ganha-pão de cada dia e pagar suas contas que sempre, mensalmente estão se vencendo.
            Não sou um perito em vendas, minha área é escrever, sou quase um jornalista, falta dois semestres para me formar, mas posso dizer que estou vendo que o trabalho de vendas, na maioria das vezes é pura psicologia e confiança.
Alguém compra um passeio de você, se ele confie que você está sendo honesto e se importa mesmo com os sentimentos e desejos dele e não somente no ganho que você pode fazer. 


Postar um comentário