sexta-feira, 14 de junho de 2013

Copa das Confederações 2009 (8° edição)

No continente africano pela primeira vez, a competição é realizada na Africa do Sul, pais do apartheid e também da luta pela igualdade social, tendo como simbolo Nelson Mandela. Em campo dois favoritos, Brasil e Espanha (que havia ganho a Eurocopa de 2008) e tinha o melhor time do momento.
A competição foi realizada entre 14 a 28 de junho de 2009. Divididos em dois grupos: Africa do Sul, Espanha, EUA, Itália,  Brasil , Iraque, Egito e Nova Zelândia.
Joanesburgo, Pretória, Bloemfontein e Rustemburg, foram as sedes da competição.

No Grupo A a Espanha confirmou seu favoritismo  com Torres, Vila e  Fabregas como destaque, com um futebol que encantaria o mundo um ano depois, ela somou 9 pontos contra apenas 4 da Africa do Sul, dirigida pelo brasileiro Joel Santana. No Grupo B Brasil deu show com Kaká, Robinho e Luis Fabiano e em segundo EUA que desbancou a Itália (atual campeã mundial de 2006).
Nas semifinais os EUA surpreendeu a todos e eliminou a Espanha por 2 x 0 gols de Altidore e Dempsey. Na outra semi, o Brasil suou para passar pela Africa do Sul e só fez o gols nos acréscimos com Daniel Alves batendo falta.
Realmente esse torneio foi o das surpresas. Na final os EUA começou arrasador fez logo 2 x 0 no Brasil, com gols de Dempsey e Donova. Parecia que a zebra ia se confirmar, mas ai veio o castigo. No segundo tempo o Fabuloso apelidado por Galvão Bueno fez dois gols e Lúcio fez o gol da virada e do titulo máximo. Brasil Tricampeão das Confederações FIFA. 
Luis Fabiano

Com Luis Fabiano como artilheiro com  5 gols e Kaká sendo escolhido melhor jogador da competição.
Postar um comentário