terça-feira, 11 de junho de 2013

1979 o ano que eu nasci

Leis
Nasci em 27 de julho de 1979. Desse dia consta na história o Decreto lei estadual assinada por Paulo Salim Maluf, governador de São Paulo ao qual contrata com a empresa PROSBC o direito de usar o imóvel por 50 anos para formar policiais militares.
            Do mesmo dia em que eu nasci, o prefeito de belo Horizonte na época, Mauricio de Freitas Teixeira Campos sanciona a lei que prevê que alunos de 1° grau de escolas oficiais municipais cantem o hino nacional pelo menos uma vez por semana.

            A mais importante lei, no entanto é da Anistia, n° 6.683 que anistiou artistas, presos políticos por crimes contra o Regime Militar.
            Músicas
            O dia que eu nasci também ficaria marcado pelo lançamento do sexto álbum da banda Australiana AC/DC, intitulado de Highway to Hell. Seria o último com o vocalista Bom Scott que morreu em 1980.

            Em termos internacionais as 10 músicas que mais venderam segundo BillBoard foram : 1°My Sharona (Knack), 2° Bad Girls ( Donna Summer) 3° le freak (chic) 4° Da Ya Think I’m Sexy  (Rod Stewart) 5°  Reunited  (Peaches & Herb) 6° I Will Survive (Gloria Gaynor) 7° Hot Stuff ( Donna Summer) 8°Y.M.C.A.  (Village People) 9° Ring My Bell  (Anita Ward) e 10°  Sad Eyes  (Robert John).
            Essas músicas refletem um tempo que estava apenas começando, os fins dos anos 70 e inicio dos anos 80 com as músicas dançantes de discotecas.
            Nesse ano ainda, Michael Jackson lança seu primeiro álbum solo: Off The Wall, seria o álbum Black mais vendido da história com 20 milhões de copias.
            No Brasil, o grupo Os Novos Baianos chega ao fim. Formado por Moares Moreira, Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor, Dadi e Luis Galvão. O grupo lançou oito trabalhos com influência da contracultura e da tropicália.
            Raul Seixas lança o álbum: Porque Os Sinos dobram inspirado no filme, que é baseado no livro Ernest Hemingway.

            Em Fortaleza acontece o Massafeira Livre no Teatro José de Alencar, mais de 40 músicos se juntam e depois produzem um disco duplo pela CBS. No disco conta a música gravada durante o festival: Senhor Doutor com a participação de Patativa do Assaré.

            Futebol
            O Internacional RS é o campeão invicto, único na história até hoje, em 23 jogos, 16 vitórias e sete empates. O time contava com Falcão, Mauro Galvão e Mario Sergio.

            O Ferroviário seria campeão cearense pela sexta vez em uma competição que começou em março e acabou em setembro com o time marcando mais de 100 gols e tendo como destaques Celso Gavião, Babá e Paulo Cesar que fez 29 gols na competição. Os Treinadores foram: José Oliveira, Pedrinho Rodrigues, Urubatão Nunes e César Moraes.

         Esportes
            Na 34° temporada da NBA os Los Angeles Lakers ganhou a temporada 1979/1980. Foi o primeiro ano em que um canal a cabo transmitiu a competição. Na temporada passada 1978/1979 o campeão havia sido o Seattle SuperSonic


            Filmes
            Pelo 51° Oscar premiou os melhores do ano no cinema. Os ganhadores foram: Melhor filme: O Franco Atirador, Melhor Direção: Michael Cimino ( O Franco Atirador), Melhor ator: Jon Voight (Amargo Regresso), Melhor atriz: Jane Fonda (Amargo Regresso), Melhor ator coadjuvante: Christopher Walker (O Franco Atirador), Melhor atriz coadjuvante: Maggie Simth (Califórnia Suíte), Melhor roteiro original: Nancy Dowd (Amargo Regresso),  Melhor roteiro adaptado: Oliver Stone ( O Expresso da Meia-noite), Melhor figurino: Morte Sobre o Nilo, Melhor montagem: O Franco Atirador, Melhores efeitos visuais: Superman, Melhor fotografia: Cinzas do Paraíso, Melhor som: O Franco Atirador, Melhor Trilha sonora: O Expresso da Meia-noite, Melhor canção original: Golpe Sujo e Melhor direção de arte: O Céu pode esperar.

            Política
            Começa no Brasil o último governo da ditadura. 30° Presidente do Brasil é João Batista Figueiredo, seu mandato começa em 1979 e vai até 1985.
            Aos 36 anos Lúcio Alcantara assume a Prefeitura de Fortaleza quando cria o Parque Adahil Barreto. Virgilio de Moraes Fernandes Távora foi nomeado Governador do Ceará pelo então Presidente Ernesto Geisel.
Lúcio Alcântara

            No Rio Grande do Sul, uma Comissão regional Provisória, que fazia parte da  reunião da InterSindical do Rio Grande do Sul, resolve criar o Partido dos Trabalhadores (PT). O encontro aconteceu em 27/05/1979.
            No Iraque, Saddam Hussein assume o poder.
            Nascimentos importantes
            Paulo Vilhena nasce em 03 de janeiro é ator e apresentador, já atuou em novelas, filmes e teatros. Danilo Gentili nasceu em 27 de setembro formando em comunicação social com habilitação em publicidade é comediante, cartunista, fez parte do programa CQC e hoje apresenta um programa chamado Agora é Tarde.
            Mortes importantes
            Josef Mengele, médico alemão que fez parte da enfernaria do campo de concentração Birkenau, era conhecido como “anjo da morte” por experimentos com judeus e outros prisioneiros do regime nazista, morreu no dia 07 de fevereiro em Bertioga (Brasil) por afogamento.
            Religião
            Ocorreu em Ouebla de Los Angeles no México a 3° Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, convocada em 1977, porém com a morte de Paulo VI seria adiada para 1979. Discutiu-se a evangelização da America latina com o olhar especial para desigualdade social.







Postar um comentário