quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

C.S.F Turbay Barreira: trabalho humano e e eficaz


 Localizado na Rua: Gonçalo Souto, 420, no Bairro Vila União, próximo a Lagoa do Opaia, o C.S.F Maria José Turbay Barreira é uma referência no atendimento médico.

 Com uma equipe de 69 profissionais, sendo 33 terceirizados, divididos em recepção, preparo, farmácia e serviços gerais, além do Programa Saúde da Família (PSF) dividido em três equipes multiprofissionais, com médico, enfermeira, agente de saúde e dentista, o posto atende em média nove mil pessoas ao mês.

São atendimentos de clínico geral, odontologia, pediatria, neurologia, ginecologia, enfermagem, serviço social, farmacêutico, psicólogo e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
O programa NASF, vinculado ao PSF, trabalha na prevenção de doenças com palestras educativas. Por isso não há um atendimento especifico individual, mas sim coletivo tratando a comunidade como um todo.
No Turbay Barreira ainda tem verificação de Pressão Arterial (P.A), retirada de pontos, glicemia, hiperdia e curativo. Os pacientes que tem diabete tipo 1 são cadastrados e recebem todos os meses o Kit com seringa, lanceta e glicosímetro. Outros pacientes que recebem seu material são os que tem problema com lesão medular. Além dos pacientes de Tuberculose (TB), que recebem a cesta básica.
As consultas do posto de saúde são agendadas de segunda a sexta sempre às 08 horas da manhã. O paciente sai da consulta do médico e já marca o retorno para o outro atendimento futuro e assim evita ter de acordar cedo correndo todo tipo de perigo.

O funcionamento do posto é de 07 da manhã às 21 horas. Quem trabalha e não tem tempo de ir durante o dia, a unidade ainda tem o terceiro turno, que funciona a partir das 17 horas e tem dois médicos e uma enfermeira de plantão a serviço da comunidade.
Atualmente em reforma há mais de um ano, o posto está provisoriamente localizado na Rua: Teodorico Barroso, 50. Segundo o Vice-Prefeito Gaudêncio Lucena em torno de 60 dias o novo posto estará entregue a população do Vila União. A reforma do posto é uma demanda do Orçamento Participativo (OP) 2005.
Postar um comentário