sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Iguatu (CE) e São Paulo (SP) fazem aniversário

Hoje é dia de comemoração para duas cidades no Brasil. Uma é Iguatu que está localizada na Região Centro Sul do Ceará e completa 159 anos, tendo hoje uma população de pouco mais 98 mil habitantes. A outra é São Paulo fundada há 459 anos por jesuítas é a cidade mais populosa do Brasil com cerca de 11 milhões de habitantes.


A cidade de Iguatu que revelou os músicos e compositores Eleazar de CarvalhoEvaldo Gouveia e Humberto Teixeira, foi um grande polo do algodão em décadas passadas. Recentemente o Ex-Prefeito Agenor Neto (PMDB) fez grandes reformas em praças e valorizou  a cultura, com festas como o Iguatu Festeiro e Iguatu de Luz, inspirado em eventos como Gramado-RS e Festa de Ação de Graças (EUA), o Iguatu de luz, esteve desfilando em Fortaleza na beira mar e também em Juazeiro do Norte (CE).
Recentemente divulgado no site O Povo, matéria fala de que Iguatu tem tudo para se tornar um Distrito Industrial numa área de 800 hectares e com investimento de R$ 4 milhões, onde empresários portugueses e mais 17 empresas locais pretendem se instalar no município a partir de abril.


Cidade de São Paulo

São Paulo dispensa apresentações. Palco de grandes acontecimentos como a Independência do Brasil, as margens do Ipiranga. Foi também em São Paulo que ocorreu o movimento de 1932 contra o Governo de Getúlio Vargas.
Formada por imigrantes, a cidade se tornou o maior polo industrial do Brasil. Se destaca também no futebol com os times principais do Brasil, como: Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo, Portuguesa e Guarani.
Com um museu de arte o MASP, inaugurado em 1947 pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand, com um acervo bem amplo, a cultura é bem diversificada.
O que posso deseja é um feliz aniversário para essa população de cidades diferentes, mas tão próximas na essência brasileira.
Postar um comentário