quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Brasil acesso cada vez maior em universidades

Antes fazer faculdade no Brasil parecia coisa para gente de classe média e rica, pois acesso ao ensino superior era cada vez mais concorrido. Era um verdadeiro funil, era como ganhar na loteria para um jovem da periferia entrar na universidade.
Tiago Saraiva

Hoje isso mudou muito, com o ENEM, que agora é uma forma de se ingressar nas universidades federais do Brasil e também a chance de entrar com a bolsa do Prouni para jovens egressos de Escola Pública.
            Esses os últimos dias tem pipocado exemplos de adolescentes que nem terminaram o ensino médio ainda e já conseguiram pelo ENEM passar para o vestibular. Primeiro veio o cearense Tiago Saraiva de apenas 15 anos que se inscreveu no SISU e conseguiu a vaga para medicina na UFC de Sobral, como ainda não havia concluído o ensino médio se submeteu numa prova do Conselho Estadual de Educação para obter o certificado de conclusão do ensino médio ao qual requereu na justiça.

            Outro caso que surgiu esses dias foi do jovem Matheus Martins Sousa, 17 anos que conseguiu a vaga de Fisioterapia na UFC em Fortaleza, também se submeteu a prova do Conselho Estadual de Educação.
Nathaly Gomes Tenório

De Fortaleza fazemos uma viagem a Mato Grosso do Sul, onde a adolescente de 14 anos Nathaly Gomes Tenório passou em 5° lugar no curso de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
            São casos que mostram a eficiência do ENEM pelos processos do SISU e do PROUNI que mudam a cara da educação do Brasil.


Postar um comentário