segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O porquê da Vitoria de Roberto Claudio

Passado o resultado das eleições para prefeito de Fortaleza com a vitória de Roberto Cláudio (PSB) com 53,02% dos votos (650.607 eleitores), fica a pergunta o que levou o candidato de Cid Gomes a ganhar do candidato indicado por Luizianne Lins?
            Elmano de Freitas (PT) terminou em segundo com 575.435 eleitores (45,98% dos votos). Se formos olhar o número de brancos e nulos temos 8,7% dos votos (116.975 eleitores), ou seja, diferença maior do que entre os dos dois candidatos. Roberto Cláudio venceu Elmano de Freitas por 5,04% (75.172 eleitores). Os brancos e nulos ajudaram a decidir a eleição em favor do PSB.

Sem deixarmos de lembrar que ainda houve 258.138 eleitores que não compareceram para votar, 16,63% da população apta. Isso leva a crer o desânimo do eleitor em relação aos dois postulantes a prefeito nesse segundo turno.


Construção de uma vitória

Mas deixando os números de lado, vamos passar a olhar, o porquê de Roberto Cláudio ter ganhado. Primeiro de tudo, o governador Cid Gomes teve a melhor articulação na composição da sua chapa, reunindo um número expressivo de partidos na sua aliança já no primeiro turno. Chegando ao segundo turno, contou ainda com o apoio dos candidatos derrotados Moroni Torgan (DEM), Inácio Arruda (PC do B), Valdecir Cunha (PRTB), Andre Ramos (PPL) e outras forças políticas como o partido PDT que teve com seu candidato Heitor Ferrer uma votação surpreendente no primeiro turno que o colocou como nome mais disputado para apoiar. Apesar da neutralidade de Heitor Ferrer seu partido ficou ao lado de Roberto Cláudio.
            Não podemos esquecer que a candidatura do prefeito eleito de Fortaleza foi a terceira mais cara do Brasil e por isso mesmo ele tinha mais condição de ocupar as ruas de Fortaleza com militantes fazendo bandeiraços e carros de som circulando divulgando o nome de sua candidatura.
            Além disso, tudo, pode contar com nomes como Evandro Leitão, presidente do Ceará e Osmar Baquit presidente do Fortaleza, usando os símbolos dos times na TV, pedindo voto para RC. Usou-se de artistas (Rasga Baleia, Paulo Oliveira, Ítalo e Renno). Todos esses apoios deram a impressão que o eleitor esperava para escolher o seu candidato.
            Por fim no dia da eleição, em praticamente todos os bairros, tinha militante de amarelo com adesivos do candidato RC, fazendo Boca de Urna, segundo as denúncias que chegaram ao TRE e confirmada com detenção de vários desses militantes com atitudes suspeitas.

Motivos da derrota

A insistência de Luizianne Lins em bancar um nome próprio para a disputa em Fortaleza levou um racha entre ela e o governador Cid Gomes. Dentro do PT tinham nomes fortes como o Senador José Pimentel, o Deputado Federal Artur Bruno, o Deputado Estadual Camilo Santana, entre outros nomes que Cid endossaria.
            Porém a loira queria um nome ligado a sua tendência interna no partido a Democracia Socialista: DS. Primeiro queria Catanho nome forte e articulador político de seu governo. Depois com desistência desses bancou Elmano de Freitas um ate então desconhecido da população.
            Para isso Luizianne submeteu o nome de Elmano a uma votação interna em que o mesmo saiu vitorioso, contando com uma articulação grande dela.
            Lançado candidato a prefeito com uma intenção de voto apenas de 3 % o candidato foi com a presença de Lula crescendo ate acabar o primeiro turno em primeiro. Mesmo assim não conseguiu atrair apoios e com pouco dinheiro em relação ao outro candidato foi vendo migrar sua forca para seu adversário.
            Como um último ato de campanha Lula veio a Fortaleza. Ate conseguiu lotar a Praça do Ferreira, porém sua presença foi neutralizada pela aparição de Ciro Gomes na TV enfatizando que Lula não era Elmano. Para completar na ultima quinta feira a coligação para Renovar Fortaleza, mostrou a fala de Luizianne ainda em 2010 falando que elegeria ate um poste de luz queimado. Uma clara edição e oportunismo dessa coligação, mas a Prefeita Luizianne jamais imaginaria que sua fala poderia decidir a eleição em Fortaleza. Na verdade foi um dos motivos. 
Engraçado que nesse dia que passou esse vídeo de Luizianne Lins deu um apagao no Nordeste, no outro dia os comentários dos eleitores era sobre isso.

Mudança


            Perder faz parte do processo eleitoral, porém nessa eleição fica uma constatação também de que a população estava desgastada dessa gestão atual. Pelo menos foi isso que as candidaturas adversárias de Elmano focaram.
Postar um comentário