quarta-feira, 9 de maio de 2012

Times e as suas etapas de evoluir

Depois da perca do titulo para o Barcelona em 2011 na final do Mundial Fifa de Clubes, o Santos melhorou muito seu futebol. Jogadores como Neymar, Arouca e Ganso estão na melhor fase no peixe sobre o comando de Muricy Ramalho. O futebol do Santos que já era bom no ataque, passou a contar com uma defesa bem experiente comparada a que jogou ano passado.          Não chega a ser um time brilhante a nível mundial, mas está em evolução e na América do Sul não tem adversário a altura do seu bom futebol. O próprio time do treinador Pepe Guardiola o Barcelona para chegar ao ápice de hoje teve que passar por uma evolução passo a passo, aproveitando o investimento de anos nas categorias de base.

No Brasil existem alguns times diferenciados entre eles podemos citar a equipe do Fluminense comandada por Abel Braga. Mais uma receita de sucesso daqueles que apostam na permanência de treinadores independente de ter apenas resultados positivos. O Flu tem dentro de campo jogadores consagrados mundialmente como é o caso de Deco que defendeu a Seleção de Portugal durante vários anos e também teve sucesso no Barça e no Chelsea. Outros como Fred, Thiago Neves, Anderson (zagueiro ex- Ceará) completam o time que vive, uma das suas melhores fase dos últimos anos com a mão no titulo Carioca depois de vencer a primeira partida da final contra o Botafogo por 4 x 1.
Um time que cresceu muito foi o Coringão com a chegada de Tite treinador da escola gaucha de futebol, leva um estilo disciplinador e responsabilidade tática da equipe, Tite conseguiu levar um time de jogadores medianos e esforçados a grandes conquistas. Ainda falta ao time alvinegro paulista algumas figuras com grande nome a que venham somar ao grupo já existente. Para o investimento que é feito, ainda falta muito para agradar o bando de loucos corintianos.

            Além dessas três equipes podemos destacar o São Paulo de Leão, Inter de Dorival Junior, O Coritiba, Atlético MG do treinador Cuca. No Nordeste não podemos esquecer a força do Ceará, Sport, Bahia, Vitória, Santa Cruz e Fortaleza, times que vem nesse primeiro semestre correndo atrás de estruturarem suas equipes para competições nacionais.
Postar um comentário