sábado, 5 de maio de 2012

Final Cearense 2012

Decisão de mais um Campeonato Cearense pela frente e dois times tradicionais brigam pelo titulo. São 17 vezes seguidas que um dos dois times vence a competição local. A última vez que um time diferente de Ceará e Fortaleza venceu foi nos titulos de 1994 e 1995 em que o Ferroviário foi Bi-Campeão Cearense. 
 
O Fortaleza vem de uma participação simultânea na Copa do Brasil e no Campeonato Cearense. No meio da semana o time foi derrotado pelo Grêmio de Luxemburgo por 2 a 0 no PV e como o jogo de volta será na próxima semana no Olimpico na casa do adversário, será melhor para o tricolor do pici voltar seus olhos para a disputa do titulo contra o seu maior rival.

Serão dois jogos no PV que definirão quem será o Campeão Cearense de 2012. Um jogo será nesse domingo dia 06 e o outro no dia 13. O Ceará que priorizou a competição da FCF e teve mais tempo de preparar o time, joga por dois resultados iguais para ficar com o titulo e ainda tem a vantagem do mando de campo no último jogo. Será vantagem mesmo?
O Presidente do Ceará Evandro Leitão pretende fazer valer o regulamento e quer no seu jogo em que ele é mandante no dia 13 o que diz o regulamento e ficar com 90% da torcida nas arquibancadas. Na verdade ele quer o jogo de torcida única, porém se não for possivel fica a opção anterior. A Federação Cearense de Futebol, Ministério Público querem o mesmo do Fortaleza que se usa de uma liminar para que os dois jogos sejam com duas torcidas, como aconteceu na fase classificatória. Essas brigas fora de campo, com certeza respingam fora das quatro linhas, pois acirram os animos entre as duas equipes.

Nedo Xavier que chegou no começo do ano com um bom curriculum de ter feito uma campanha na Série B que quase levou o Boa Esporte a Primeira Divisão Nacional, terminando em 7° lugar, fez a uma reformulação no elenco do Fortaleza e apostou em jogadores desconhecidos para montar usa equipe e contou também com a experiência de jogadores já consagrados como Geraldo. A equipe foi crescendo e chegou a liderar a competição, abrindo 11 pontos para seu maior rival.

Já o Ceará começou o ano com uma equipe com sua base o time que desceu da primeira divisão, mesclando algumas novidades no ataque com a volta de Mota e a promoção de Romário vindo das categorias de base do alvinegro de porangabussu. A equipe no começo não engrenou bons resultados e mesmo com algumas vitórias de goleada como foi o 5 a 1 sobre o Tiradentes Dimas não resistiu no cargo devido a doença e também a derrota para o Fortaleza por 2 a 1 nos minutos finais do primeiro Clássico Rei do ano. Depois Lula Pereira asumiu a equipe e oscilou em vitórias e derrotas e quando o time teve dificuldade para vencer o Ferroviário o treinador perdeu o cargo. O bom e velho PC Gusmão indentificado com a casa chegou e devolveu a liderança ao Vovô e o time não mas perdeu sobre seu comando.
Para o Fortaleza os destaques são: Ciro Sena (zagueiro artilheiro), Jeferson (volante), Lucas (volante), Geraldo (meia), Cléo (atacante), Jailson (atacante). Pelo Ceará podemos destacar o goleiro Fernando Henrique, o lateral direito Apodi, o volante Régis, os meias Rogerinho e Reina e o atacantes Felipe Azevedo, Romário e Mota.
Clássico se define nos detalhes e dessa vez não será diferente. além de não existir favorito podemos ver o equilibiro entre as duas equipes pelas campanhas próximas uma da outra. O Ceará pode se vangloriar de ter o melhor ataque, a melhor defesa, e melhor campanha. Já o Fortaleza pode se orgulhar do resgate das cores tricolres em um time que olha o campeonato cearense de olho na série C sua principal competição do ano.

Postar um comentário