domingo, 4 de setembro de 2011

Garry Kaspanov em entrevista no Jó Soares


Entrevista concedida por Garry Kaspanov ocorreu no dia 02/09/2011. Ele destacou seus 15 anos no topo do mundo do xadrez e 20 anos como maior pontuador. Garry se aposentou em 2005. Soares perguntou ao jogador de xadrez se era possível um empate no jogo. Garry declarou que o esporte tem infinitos jogadas e não é possível ocorrer um empate. Garry falou também de quando disputou contra um computador e venceu uma e perdeu outra. Soares perguntou a Garry se o xadrez seria o esporte mais importante na Rússia. Garry disse que não, mas como no comunismo era mais apoiado pelo Governo a Música e o xadrez.
.Quando perguntado se nas suas viagens havia agentes secretos o acompanhando Garry falou que podia existir no começo, mas logo ganhou a independência.
Garry fala que nem sempre o xadrez desenvolve a capacidade de as pessoas pensarem melhor. Muitas vezes segundo ele o pensamento se limita ao próprio jogo de xadrez, na capacidade de jogá-lo. O jogador confessou que em qualquer esporte, incluindo o xadrez deve-se sempre procura melhor, ser mais criativo se não os outros lhe ultrapassam.
. Gaspanov destacou que o tempo no jogo é importante pois você pode executar jogadas rápidas e depois aproveitar e ganhar tempo para refletir melhor depois, isso acontece na vida, destacou.
Na relação politica Gaspanov destacou a democracia brasileira e a luta que eles tem para garantir eleições na Rússia.
Postar um comentário