quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Bom Pagador: Cadastro Positivo


Agora para quem quiser, vai poder ter seu nome incluído no novo cadastro de pessoas que compram e pagam. Diferente do SPC ou Serasa, o Cadastro Positivo é para pessoas que são boas pagadoras. É a medida provisória 518/2010 aprovada no Senado Federal.

. É uma modalidade interessante pois premia quem paga direito com diminuição de taxas de juros em suas compras. Porque muitas vezes ao comprar um bem as pessoas pagam taxas grandes de financiamento pela desconfiança do mercado com a capacidade da pessoa pagar.


. Agora fica a dúvida, será que não vai ser uma forma de excluir consumidores menos possuidores de renda e que por motivos fortuitos não puderam pagar alguma conta? Tudo bem que tem muita gente que exagera no cartão de crédito, porém as facilidades do Governo para as pessoas comprarem, junto com as campanhas publicitarias, mostrando produtos em várias parcelas, ficou fácil comprar cada vez mais, contudo na hora de pagar as pessoas ficam sem ter como quitar as divididas.

. Antes de “O bom Pagador” se firmar como boa alternativa para os consumidores mais controlados nos gastos, temos que rever a própria forma de facilitar as pessoas que se endividaram, possam se livrar das divididas acumuladas e que o mercado possa ter uma maneira de limitar gastos individuais, no sentido de que o orçamento não ultrapasse ao que a pessoa possa pagar.

Postar um comentário