sábado, 28 de maio de 2011

I Encontro de Blogueiros e Midias Sociais do Ceará 2011

Durante dois dias(28 e 29 de maio de 2011) no Cuca da Barra do Ceará, blogueiros, twiteiros, jornalistas, estudantes, estiveram reunidos num grande debate sobre as novas tecnologias e suas formas de atuação na realidade das pessoas. O evento contou com a presença de grandes nomes de várias areas da midia e dos meios digitais, entre eles estavam presentes Paulo Henrique Amorim, Marcelo Branco, Georgia Pinheiro, Altamiro Borges, Plinio Bortoloti, Alberto Perdigão, entre outros nomes.
. No sábado Paulo Henrique Amorim, juntamente com Georgia Pinheiro fizeram um grande debate sobre a Ley de Medios da regulação da midia, como já existe em outros países da Europa e no EUA, observou que seu blog já foi processado várias vezes e que o seu blog é independente da Record, o jornalista ainda falou do conceito de "blogs sujos", aos blog´s que questionam como é feita a informação, sendo ainda manipulada. Olinio Bortoloti do sistema O Povo de Comunicação falou sobre a comunicação de massa no século passado, como organizações complexas que empregam muitos profissionais de diferentes habilidades e são capazes de difundir suas mensagens a milhares de pessoas, utilizando grandes recursos tecnologicos.
. Para Bortoloti a internet gera o contato interpesoal, uma pessoa falando para milhares, tira o monopolio do jornalismo da produção de noticias. Existe para ele uma ética na internet, onde há a instantaneida na distribuição da noticia, o engano da verdade em construção, antes o erro ficava retrito, hoje o erro tem um alcance global. O jornalista do O Povo observa que a onternet tem memória gigantesca, tudo fica registrado na rede.
. Outro debatedor Glaudney Mendonça Coordenador do curso Sistemas e Midias Digitais falou sobre a junção das midias para fazer compartilhamentos, o problema da invasão de privacidade e que é impossivel hoje dar uma aula sem ter a interação com a internet.
. No mesmo dia Ivonisio Mosca O Poder das Redes Sociais falou sobre que as mesmas tem um papel na construção da realidade, conhecimento menos centralizado. Colocou também o quanto desgasta o meio ambiente o uso do computador, sendo as tecnologia da informação, responsável por 2% da emissão de dioxido de carbono, uma busca no google consome energia eletríca de uma lampada de 11 watts entre 15 minutos a uma hora. Seguno Ivonisio a interenet tem uma participação no aquecimento global maior que o tráfego aereo.
. O pesquisador disse que Fortaleza tem o maior banco de dados do Cone Sul, sendo por isso um local estategico no cenário Geopolitico Mundial, em contraste com o acesso a internet no interior.
. No domingo(29) João Brant do coletivo Inter Vozes disse que o Marco Regulatório trás os direitos e deveres da midia e que ainda os meios de produção permanecem na mão das classes dominantes. Ainda no domingo pela manhã Altamiro Borges observou a luta que deve ser feita para que se possa conquistar a democratização do meios de comunicação.
. No mesmo dia a tarde Alberto Perdigão falou sobre a Tv Pública e como primeiro antes de se pensar na programação privada, se deve procurar fazer uma Tv Públiva voltada para o que o público definir, o que não existi hoje segundo Perdigão que também falou sobre Tv Digital e a forma democrática que ela pode gerar na interação com o retorno imediato do público no espaço na própria TV.
. Marcelo Branco encerrou o encontro discorrendo sobre como existi movimentos de tentar controlar a internet, como aqui no Brasil A lei Azeredo que criminalizar quem compartilha músicas, livros pela rede. Branco falou que a lei fere um principio da vida privada, pois se for cadastrado todos os usuários da rede, se saberá o que cada pessoa faz .
. Branco ainda falou que antes de se conseguir banda larga acessivel a todos se deve primeiro conseguir garantir que as pessoas tenham os seu direitos de compartilhamentos.
. O evento que trouxe mais de 500 pessoas a Fortaleza, gente vindo de diversas regiões do Ceará, para discutir e divulgar seus blogs, sendo a maioria dos blogs perseguidos por falar coisas que não agradam as Prefeituras de onde os blogueiros estão. Ficou marcado que haverá encontros em cidades do interior para expandir a discurssão.
Postar um comentário