quinta-feira, 28 de abril de 2011

Marcelo Mendes Vereador do PTC participa de aula na Fanor

A convite do professor de Gestão e Responsabilidade Social da Fanor Osvaldo Araújo, o vereador Marcelo Mendes deu uma aula na noite desta quinta-feira(28) para cerca de 35 alunos, abordando vários temas, entre eles: os três poderes constituídos, como funciona a Gestão Pública, Reforma Política, Internet, entre outros.
. Marcelo Mendes explicou para os alunos como é feita a divisão das Regionais em Fortaleza, sendo ao todo seis regionais, cada uma com cerca de quatrocentos mil habitantes.
. Foi falado também sobre a reforma política, destacando a lista fechada, onde se vota no partido e é decidido interno o nome dos candidatos em ordem para serem eleitos. Falou ainda sobre o voto distrital, onde o candidato é votado na sua região ou território.
. O vereador observou que é muito difícil ser feita a reforma politica, pois o Brasil a lei principio de anterioridade, sendo valida sempre um ano depois de aprovada, como falta 4 meses para esse prazo, nas próximas eleições provavelmente não terá nada disso aprovado.
. Da continuidade afirmou sobre a internet como futuro das decisões nas eleições. Citou o exemplo de Fernando Gabeira que fez 100% de campanha limpa, só usando a internet sem distribuir panfletos e perdeu apenas por 0,5% as eleições para Governador do Rio de Janeiro, contra a “máquina do Governo Federal”
. Destacou a eleição de Luiziane em 2004, quando ganhou sem apoio federal e com ajuda só de um vereador na epóca Sergio Novais, onde ganhou com quinhentos e trinta mil votos. Já na eleição de 2008 com apoio de 34 vereadores, ganhou com quatrocentos e oitenta mil votos, sendo beneficiada pela legislação dos votos válidos, ganhando com 50,01% dos votos.
. . Marcelo Mendes que confirmou ser de oposição a gestão atual de Fortaleza, mostrou a maioria do tempo está usando o espaço como um palaque eleitoral para fazer criticas a Prefeita Luiziane Lins.
. O parlamentar de Fortaleza destacou os pontos negativos da prefeitura, como a investigação do carão corporativo, que segue em segredo de justiça. Marcelo Mendes afirmou também que possivelmente o PTC terá candidato próprio e será ele esse possível candidato.
. Perguntado por um aluno como é fazer oposição sendo minoria entre os vereadores disse se manifestar atráves das redes sociais como facebook, twitter, orkut. O evento foi concluído após as perguntas.
Postar um comentário