sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ciclo de Debates Nordeste Vinte Um 2011

Mídia: Regulação e Democracia
O espaço onde aconteceu o debate com Paulo Henrique Amorim fica localizado na Faculdade de Direito de Fortaleza da UFC que fica entre a Praça da Bandeira, Caixas D’água e IJF.
. O público começou a chegar por volta de 17:00, onde as inscrições para os estudantes de jornalismo estava sendo feita por faculdades, onde o aluno ganharia o Certificado de Participação depois.
. Próximo das 17:30, os jornalistas de TV, rádio e internet se cadastraram para a entrevista coletiva que seria concedida antes do evento. Enquanto os jornalistas esperavam em uma sala apertada e quente, o número de pessoas ia aumentando.
. Paulo Henrique Amorim chegou por volta de 19:20 e o assessor de imprensa informou que por causa do horário o Paulo não daria exclusivas, porém uma coletiva rápida. Porém logo foram surgindo perguntas e foi encerrada próximo de 20:00 pelo assessor de imprensa para que começasse logo o debate no auditório.
. Quando Paulo Henrique entrou no auditório, foi ovacionado. Estava lotado de alunos de jornalismo e algumas outras pessoas buscando conhecimento. Os apresentadores chamaram os debatedores para compor a mesa, onde tinha o deputado Chico Lopes, Paulo Henrique Amorim, vereador Ronivaldo Maia, entre outros.
. Paulo Henrique Amorim destacou a importância da criação do marco regulatório da imprensa como já existe em vários países da Europa. Destacou o papel dos blogueiros, religiosos, movimentos sociais na construção desse marco. Outra coisa falada por Paulo Henrique é sobre o PIG (partido da imprensa golpista) que era liderado pelo Globo e suas ramificações para impedir que a Dilma assumisse o poder.
. Paulo citou os 5 pecados da Globo: 1° começou estrangeira como “Time Life”, 2° o caso da candidatura de Moreira Franco ao governo do Rio de Janeiro contra Brizola, em que a Globo divulgou que quem estava ganhando era Moreira, mas na verdade era uma armação geral. 3° A campanha das diretas já em que uma multidão estava reunida em São Paulo pedindo eleições e a Globo falava que era uma reunião para comemorar o aniversário de São Paulo. 4° A Globo editou o debate dentre Collor e Lula; tudo de errado contra o PT e a favor de Collor (O caçador de Marajás. 5° Em 2006 a Globo levou as eleições para o 2° turno omitindo o desastre de avião.
. Paulo Henrique colocou também que o Pt tinha medo da Globo e que a Globo sempre tentou evitar o enaltecimento de Lula em suas edições antes dele ser Presidente. Paulo Henrique destacou que o governo formou 37% da população. Que diferente do exterior formação no Brasil emprega.
. Paulo falou da descentralização na economia onde os outros estados fora do eixo sul/sudeste estão se desenvolvendo.
. Paulo Henrique disse que as mídias sociais não fazem revolução, até ajudam, porém as mudanças são feitas por política e pessoas nas ruas. Depois foi aberto perguntas aos convidados. No meio das perguntas um membro da platéia se aproveitou do microfone para falar do Caso Cesari Batisti. Raquel Marques deputada estadual pegou o microfone para fazer uma pergunta e falou sobre Conselho Estadual de Comunicação, projeto de autoria dela.
. Paulo Henrique falou sobre os evangélicos que compram horário nas emissoras de TV e vê como justo. Na saída Paulo Henrique foi cercado pelos presentes a maioria jovens estudantes de jornalismo, foi difícil ele sair tamanho era o assedio para fotos.
. Na correria para falar com ele e tirar fotos, só consegui uma ao lado de sua mulher Georgia Pinheiro e de um amigo
Postar um comentário