sábado, 8 de maio de 2010

Recordando o futebol (Ceará Sporting Club 1993)

Me lembro do ano de 1993, quando os times do futebol cearense disputaram a serie a do brasileirão. Eu com 14 anos de idade e torcedor do alvinegro de porangabussu (Ceará Sporting Club), fui todos os jogos daquela competição. Na época, o campeonato era dividido em 4 grupos. O que tinha os clubes cearenses, era um grupo Norte/Nordeste.
. Como não tinha dinheiro para ir aos jogos, pois não trabalhava ainda, fazia de tudo para conseguir entrar. Uma das táticas era chegar bem cedo, quando os ambulantes estavam passando pelo portão do estádio Castelão com seis isópores de bebidas, aproveitava e acompanhava eles e então conseguia entrar, os fiscais achavam que eu era trabalhador do setor.
. Além de ir a todos os jogos do Ceará, fui alguns do Fortaleza para torcer é claro contra eles. Um jogo que me lembro, foi Vitória x Fortaleza, o tricolor do Pici venceu por 3 a 1. lembrando que aquele time do Vitória, tinha o goleiro Dida hoje no Milan da Itália.
. O Ceará também pegou o Vitória só que perdeu por 3 a 0, com três gols de Claudinho. Um grande feito que me lembro do vozão, foi contra o Fortaleza o clássico rei. Estava eu na Cearamor, tinha alguns amigos lá na torcida.
. Logo no começo o time tricolor fez 1 a 0. Então veio o mais engraçado, um torcedor revoltado com o clube alvinegro, arremessou o seu rádio, que por sinal era grande, arquibancada a baixo, foi parar lá na geral só aos pedaços.
. Só que mais tarde esse mesmo torcedor se arrependeu amargamente, o Ceará empatou, virou e ampliou o placar que ao final foi 3 a 1 a favor do Vovô.
. Tiveram muitas coisas marcantes para mim naquele ano, como a Copa do Brasil, que o Ceará se confrotou como Vasco da Gama-Rj, o jogo era numa quarta-feira a noite e concidentemente os motoristas de ônibus estavam de greve geral. A cidade paralizada, já tinha ganho o ingresso da minha tia Christiane Luci que também ia conosco para o estádio.
. Por sorte nesse dia fomos de carro, com o Aécio amigo da minha tia, mas só conseguimos entrar no estádio, no segundo tempo, tamanha era a fila de pessoas querendo vê o jogo. Mesmo diante da greve dos ônibus.
. O Vasco tinha Bismarck, Geovane, Goleiro Carlos Germano e Mário Jardel que entrou no segundo tempo. O Vasco abriu o placar, o Ceará empatou, gol de Osmar, grande atacante que vinha do Fortaleza, tinha sido campeão brasileiro em 1988 no Bahia de Bobô.
. O Ceará acabou perdendo por 2 a 1 e depois no Rio de Janeiro, perdeu por 2 a 0. Mas aquele primeiro jogo ficou marcado pelo amor da torcida pelo clube do Ceará.
. O time me lembro que ganhou o Cearense em cima do Fortaleza por 2 a 0. Logo em cima do goleiro Rafael, que havia sido campeão brasileiro em 1985 pelo Coritiba. Foi o ano de grande destaque para o jovem Sérgio Alves e os cabelos esvoaçantes como dizia o Narrador Gomes Farias.
. O nosso momento de recorrdar vêm trazendo logo depois, uma das lembranças inesquecivel, o Vice na Copa do Brasil de 1994. A se não fosse o Godoy? até lá!!!!!
Postar um comentário