sábado, 11 de julho de 2009

O Governo do PT e a verdade


Muitas vezes me pego a dar explicação as pessoas sobre o PT e o modo petista de governar. Não sei se vale à pena defender, mas por incrível que pareça, dentro de mim venha aquela vontade de argumentar e defender baseados em dados concretos. Pois os erros sempre são colocados em evidência, como o mensalão, valerioduto, etc.
             Mas coloco que todos os partidos, Igrejas, empresas, têm seu lado podre e que por isso, não significa dizer que todo o resto é também ruim. Pois mesmo em locais de maldade pode e deve existir gente boa e não me baseio nisso, porém em transparência e verdade.
.           Por exemplo, vamos analisar primeiro o Federal, o Governo Lula (Lembrando que a cada ataque dos direitistas, tenho uma resposta a altura): 1° O governo pegou um país em estabilidade econômica deixada por FHC. O que eu sei é que, quem programou esse plano foi o Governo Itamar Franco e sua equipe econômica, que tinha a frente da pasta FHC, que fez isso. Digamos que seja verdade, porém isso não justifica dizer que o país vivia uma estabilidade econômica. Pelo contrário, o Governo FHC, tinha entregado o Brasil ao FMI e prestes a programar a ALCA em defesa dos interesses das elites; outra coisa também é que o FHC privatizou muita coisa no Brasil e desapareceu esse dinheiro da privatização.

O que se sabe é que eles disseram que conseguiram vencer a instabilidade econômica que o Brasil tinha há muitos anos e que o Governo pegou tudo pronto. Vamos responder a altura e dizer que não houve crise maior do que essa que o Lula vem enfrentando nos últimos tempos decorrentes da especulação financeira dos países ricos. Com grande maestria o Lula, conseguiu fazer a população não sentir tanto e fez o possível e conseguiu manter muitos empregos e gerar outros novos, com a redução do IPI da venda de carros e eletrodomésticos, onde as empresas continuaram vendendo e não demitiram funcionários e a economia foi aquecida.
            O governo vem tendo superávit primário há vários anos e se dá o luxo de fazer o contrário de FHC, que pedia emprestado ao FMI e só aumentava a divida do Brasil. O Lula está emprestando ao Fundo Internacional Monetário.




E pra mostrar diferenças, dou o exemplo do Prouni, que dá chances a jovens oriundos de escola pública a ter acesso à escola particular, através do ENEM. E também vemos que as cotas de 50% para pobres na Universidade Federal estão sendo implementadas e que muitas vidas vão ser mudadas por isso. O discurso da direita era que não adiantava porque os alunos da escola pública não iam acompanhar o ritmo dos alunos egressos das escolas particulares e que ia tirar a meritocracia de quem estuda.
            Olha que coisa absurda, nós somos consciente que se deve investir na educação básica, coisa que eles nunca fizeram, porém isso é um processo que duram décadas para ser implementado, enquanto isso pessoas estão perdendo chance de fazer uma faculdade. Dizer que esses alunos de escola particular têm mérito é uma injustiça, com quem acorda 05h da manhã pra trabalhar e chega meia noite em casa e têm que estudar de madrugada pra o vestibular. Enquanto "os príncipes" ficam só estudando e são sustentados pelos pais e não têm nenhuma preocupação em comprar alimentação, pagar aluguel, etc.
            Vamos à questão 2° em Fortaleza, dizem que a Prefeitura está mal segundo dados estatísticos. Essas pesquisas que a direita usa como marca de geração de fato política, será que analisam o que a Luizianne coloca no seu slogan "cuidar das pessoas"? Será que eles estavam aqui, quando em 2004 a prefeita assumiu e tinha milhões de dividas pra pagar referentes a credores que a gestão Juraci deixou e teve que sanar as divida para começar a trabalhar?
            Outra coisa foi encontrar as crianças das escolas municipais, sem merenda escolar, pois essa tinha sido desviada pelo Juraci Magalhães e sua turma de gagsters. Encontrar muitos problemas e dá de volta a merenda as crianças, junto com fardamento grátis e transporte até suas casas; dos ônibus que ela reformou da CTC que estava prestes a ser fechada. E a passagem que ficou 4 anos e 6 meses sem aumentar, beneficiando 3 milhões de pessoas diretamente. Ainda a prefeita pegou as escolas e postos de saúde cheia de grades que separavam os servidores e usuários. Ela tirou todas e passou a humanizar o tratamento com a população.
            Quando a Luizianne fez show de fim de ano, todos falaram mal, porque tava tirando dinheiro do Governo das áreas sociais. Porém a prefeita calma explicou que as pessoas têm direito de viver um lazer e ter acesso a cultura. A prefeita também programou o inédito Orçamento Participativo, em que as pessoas podem votar e decidir prioridades para sua vida.

No 3° que por hora vai ser o último dessa seção têm a ver com o que diz a direita sobre a bolsa família, que é a maior compra de votos da história. E as dentaduras, cestas básicas e até mesmo dinheiro que eles da direita sempre deram em troca de votos. Ninguém nunca viu isso? Eu pergunto, pessoas que nesse momento estão com fome, têm condições de esperar 30 anos pra que o Brasil mude pra ele matar a fome que têm agora?
Postar um comentário