sexta-feira, 10 de abril de 2009

Juventude Marxista de fortaleza




Em agosto de 2002, movido pela campanha presidencial do companheiro Luis Inácio Lula da Silva, me aproximei do PT. Antes era membro da UJS do PC do B, na verdade conheci os camaradas na época do movimento estudantil.
            Em 1998, quando estudava na EEFM D°r César Cals, me vi participando pela primeira vez de uma atividade política, extra-oficial, pois éramos um grupo de oposição ao grêmio estudantil daquela instituição.
            Lutamos pela carteira de estudante, que fosse entregue na data certa. Havia um atraso muito grande e o grêmio que era para lutar por isso, só se preocupava com festa e gincanas. Mobilizamos a imprensa de Fortaleza por completo, foi muito positivo o trabalho.

            Voltando a 2002, em novembro me filiei ao PT, à primeira figura que vejo é do companheiro Rafael Tomyama e começo com ele e mais alguns outros valorosos companheiros, um estudo sobre marxismo.


Nesses sete anos de filiação ao PT, participei de varias campanhas políticas. A eleição do Lula em 2002, da Luizianne em 2004, campanha de reeleição do Lula e por último a reeleição da companheira Luizianne Lins em primeiro turno.
            Nessa última campanha em especial, estive no comitê de juventude e ajudei nas panfletagens, bandeiraços, caminhadas. Tive uma participação boa e feliz. Foi mais um momento de militância ativa, eu aprendi muito.
            Em 2008, em março, participei junto com alguns jovens da TM, do Congresso municipal e estadual de juventude do PT. Conseguimos eleger um delegado. Depois exigido pela secretária eleita que fosse uma mulher. Aceitamos já estava de bom tamanho.
            Nessa época, já havia um desejo em mim e partilhado com o companheiro Estevão de criar (ou recriar) a juventude da TM (Tendência Marxista). Conversamos bastante e decidimos conversar com executiva da TM na época na pessoa do Antonio Ibiapino.
            Com ele sentimos um apoio e começamos a planejar a estruturação desse grupo. Porém logo depois, veio o período eleitoral. A idéia, porém estava sempre na minha mente e do companheiro Estevão.
            Passado a campanha, começamos a planejar o início, que foi com apenas 4 membros, juntos fomos elaborando algumas atividades e achamos por bem fazer uma viagem com os jovens. Que acabou acontecendo em janeiro de 2009. Foram mais de 25 pessoas e foi muito proveitoso.

            Hoje aqueles jovens, ficaram um pouco dispersos, estamos numa luta para fazermos uma agenda com eles e levantarmos quem sabe novas bandeiras contra o consumismo alienante. Eu como coordenador atual, espero deixar o grupo, quando ele estiver estruturado.

Postar um comentário