sábado, 14 de fevereiro de 2009

Secretário de Meio Ambiente do PT da formação para delegados do O.P



. No dia 06 de fevereiro passado na S.D.E ( Secretaria de Desenvolvimento Econômico), houve o encerramento do curso de capacitação dos conselheiros e delegados do orçamento participativo da SER I, II, III, IV e VI e inicio das turma da SER V.
. O encontro se deu com a presença do Secretário do Meio Ambiente do PT Rafael Tomyama, que enfatizou o bom trabalho da atual administração municipal que segundo ele, dá espaço para lideranças que contribuem com o processo participativo do O.P.
. O projeto já era uma demanda antiga de 2005 dos conselheiros, que colocaram essa reivindicação em pauta e conseguiram viabilizar o curso, afirma Jairo César Oliveira, Mobilizador da equipe do O.P.
. O curso têm como objetivo qualificar através de um processo de capacitação de lideranças comunitárias e contribuir para a elaboração de projetos sociais, articulando parcerias e situações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida pra as comunidades da Grande Fortaleza.
. Um desses projetos é o "Recicle Arte Cidadã" realizados por moradores do Jardim Iracema. Um projeto que envolve toda a comunidade que vive exclusivamente da cata do lixo, educando para trabalharem melhor e com segurança.
. Os pais fazem o processo de separação do lixo e as crianças desenvolvem arte com parte do material reciclado, diz um dos idealizadores Fábio Oliveira. Que também orienta a separar o lixo radioativo e que não é bom para a saúde dos moradores.
.O ideal segundo a coordenadora do curso Lúcia Rodrigues Alencar Lima, que não ficasse apenas na elaboração de projetos mais a formação política dos mesmos.
. A questão ambiental não pode ser pensada sem estar ligada as questões sociais. A visão ambiental era antes voltada mais para o campo acadêmico hoje se vê uma participação maior das pessoas hoje, deve ser pauta também dos sindicatos, associações e outros, conclui Rafael Tomyama.
Postar um comentário